Análise: SSD Kingston SSDNow! V200

Por Pedro Cipoli

Já fizemos análises de modelos de alto desempenho da Kingston para armazenamento de dados, série conhecida como HyperX, com os modelos de SSDs HyperX 120 GB Sata III e o HyperX 3K 90 GB. Esses dois modelos se diferenciam da SSDNow V200 por serem voltados para o público de alto desempenho e gamers sedentos por performance, alcançando velocidades de transferência acima de 500 MB/s e baixíssimos tempos de latência de acesso aos dados.

Naturalmente, por ser um modelo voltado para o mercado consumidor a V200 não traz as mesmas taxas de transferência da série HyperX, mas ainda assim possui mais de 5 vezes a velocidade de um disco rígido convencional de notebook funcionando a 5400 RPM, sendo capaz de melhorar consideravelmente o desempenho da máquina em qualquer tipo de tarefa. Como vantagem adicional, é mais fino do que os modelos convencionais, sendo ideal para modelos ultraportáteis.

Nas especificações enviadas pela Kingston o modelo SSDNow V200 é capaz de alcançar taxas de transferência de 300 MB/s de leitura e 190 MB/s de escrita (quando conectada a uma porta Sata III) além de consumir somente 2 Watts durante a transferência e 0,5 Watts em modo de espera.

Máquina utilizada nos testes: HP Pavillion DM1-3225BR

  • Processador: AMD E-350 dual-core 1,6 GHz
  • 4 GB de memória RAM DDR3 1066 MHz single-channel
  • Placa de vídeo: AMD Radeon HD 6310

ATTO Benchmark

Utilizado por muitas empresas para comprovar as taxas de transferência de memórias primárias (memória RAM) e secundárias (discos rígidos e SSDs), o ATTO Benchmark realiza transferência de blocos de dados de 512 bytes até 8 MB. Realizamos duas transferências, uma de 256 MB e outra de 1 GB, e nas duas a SSDNow! V200 superou as especificações anuncadas pela empresa.

Kingston SSDNow V200 Benchmark - ATTO Benchmark
Kingston SSDNow V200 Benchmark - ATTO Benchmark

HD Tune Pro

O HD Tune Pro é uma das suítes mais completas de testes de discos rígidos, SSDs, Memórias RAM e até pendrives. O software é capaz de realizar inúmeros testes bastante detalhados e assim testar esses dispositovos em situações reais de uso. Na aba "Info" são listados os recursos do SSD, onde vemos que ele possui o S.M.A.R.T, TRIM, Cache e outros recursos que melhoram o seu desempenho. Naturalmente não possui gerenciamento de acústica por não possuir partes móveis, não emitindo nenhum ruído.

Kingston SSDNow V200 Benchmark - HD Tune Pro Info

Na aba "File benchmark" realizamos o teste de transferência de arquivos do HD Tune, que é mais rigoroso do que o de outros programas e alcançamos velocidades de 284 MB/s de leitura (inferior às especificações) e 193 MB/s de escrita (ligeiramente superior às especificações).

Kingston SSDNow V200 Benchmark - HD Tune File Benchmark

Na aba "Random Access" é onde observamos a superioridade dos SSDs em relação aos discos rígidos convencionais. O ganho de desempenho se deve principalmente aos tempos de acesso, melhorando consideravelmente a performance geral da máquina.

Kingston SSDNow V200 Benchmark - Random Access

Por último, nos testes extras do programa, que realiza algumas análises de situações reais do SSD, como Random Seek e Burst Rate, parâmetros que influenciam bastante na velocidade de execução de aplicativos do sistema operacional.

Kingston SSDNow V200 Benchmark - Extra tests

CrystalDiskMark

O CrystalDiskMark é um aplicativo gratuito bastante simples que calcula a velocidade de transferência média de dados de 4 tamanhos diferentes do dispositivo de armazenamento. Realizamos transferências de 50 MB e 1 GB para simular como o SSD lida com leitura/escrita de músicas e filmes. Observamos que nesse teste a velocidade de leitura ficou abaixo do esperado (300 MB/s, segundo as especificações)

Kingston SSDNow V200 Benchmark - CrystalDiskMark
Kingston SSDNow V200 Benchmark - CrystalDiskMark

HD_Speed

Outro software gratuito bastante eficiente para medir o desempenho de SSDs, discos rígidos e pendrives, o HD_Speed retornou velocidades de leitura bastante acima das especificações, chegando a picos de 492 MB/s e sustentando transferências contínuas de até 475,2 MB/s.

Kingston SSDNow V200 Benchmark - HD_Speed

Conclusão

Disponível no mercado brasileiro por aproximadamente R$ 380 no modelo de 128 GB, o SSDNow V200 é uma excelente opção para quem deseja adquirir o seu primeiro drive sólido sem ter que investir o valor de um computador inteiro apenas no armazenamento.

Utilizamos esse modelo para publicarmos o artigo Vale a pena comprar um Ultrabook?, e a V200 colocou um netbook de entrada no mesmo nível (e em algumas situações, até mais alto) do que os ultrabooks de entrada que são encontrados no varejo, mostrando todos os benefícios que um SSD pode trazer até para os computadortes mais básicos.

Vantagens

  • Excelente custo-benefício;
  • Ideal para quem quer comprar o primeiro SSD;
  • Novo formato de 7 mm para os notebooks ultrafinos;

Desvantagens

  • 128 GB pode ser limitante para alguns usuários;
  • A embalagem traz 2 CDs com programas de clonagem de dados, não atendendo ao público que utiliza máquinas sem drives;
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.