AOC EVO LED 9425U, o all-in-one que cabe no seu bolso

Por Pedro Cipoli

Os computadores all-in-one estão se tornando cada vez mais populares no Brasil por serem bastante simples e fáceis de utilizar. Embora sejam em geral caros, especialmente os que trazem telas maiores, aos poucos os consumidores estão vendo os benefícios de um desses: basta tirar a máquina da embalagem, ligar e começar a utilizar.

A AOC deu um passo bastante importante nesse mercado lançando a sua linha EVO LED, com configuração aceitável e preço altamente competitivo. Analisamos o irmão menor da linha, o EVO 9425U. Ele traz uma tela de 18,5 polegadas com resolução 1366x768 (HD) e sistema SRS Premium Sound. Confira as especificações:

  • Processador: APU AMD E-300 dual-core 1,3 GHz
  • 2 GB de memória RAM DDR3 1066 MHz
  • Placa de vídeo integrada AMD Radeon HD 6310
  • 6 portas USB 2.0
  • Internet: Entrada RJ-45 para internet e rede sem fio integrada
  • Leitor e gravador de CD/DVD
  • Leitor cartões SD, MMC, MS PRO e MS
  • Entrada de fone de ouvido e saída de microfone
  • Disco rígido de 500 GB

Naturalmente, por trazer a primeira geração de APUs AMD, não é possível esperar um alto poder de processamento, especialmente por se tratar de um modelo de entrada. A placa de vídeo integrada, a Radeon HD 6310, permite que se assista a filmes em alta resolução sem problemas, sendo a maior limitação os 2GB de memória RAM, atualmente insuficiente para permitir uma boa usabilidade no Windows 7 e 8 - basta lembrar que, sozinhos, os navegadores modernos utilizam mais de 1 GB.

Aparência

O EVO 9425U é bastante simpático em cima de uma mesa, não ocupando muito espaço e contando com apenas 3 fios: mouse, teclado (ambos inclusos) e o cabo de alimentação. O ideal seria teclado e mouse com conexão bluetooth, mas esse tipo de periférico aumentaria significativamente o valor do produto.

O som proporcionado pelos dois alto-falantes é bastante limpo, com qualidade o suficiente para acompanhar filmes sem problemas. A tela, no entanto, possui baixa resolução por ser um modelo de 18,5 polegadas. Não é a ideal para assistir a filmes HD, por exemplo, mas não atrabalha na hora de navegar na internet ou editar textos. Na parte de cima do equipamento há controles para o brilho e volume, e é onde ficam localizados os LEDs indicativos de energia e atividade de disco.

O acabamento é feito todo em preto com pequenos detalhes em cinza. O teclado e o mouse acompanham o design do computador. Ambos cumprem o que prometem, sendo bastante simples mas não deixando de ser confortáveis.

Desempenho

A família de APUs série E da AMD (como o E-300) é voltada para usuários básicos que desejam uma máquina para tarefas como navegar na internet, editar textos e consumir conteúdo multimídia. Pensando nisso, rodamos todos os testes na configurações mais básicas, já que este modelo não é voltado para tarefas mais elaboradas.

PCMark 7

No PCMark 7, programa que mede a performance geral do PC, o EVO LED 9425U alcançou 1036 pontos na média geral. Os baixos resultados dos quesitos "Computação" (605) e "Produtividade" (677) se devem principalmente ao baixo desempenho do processador e pouca quantidade de memória. Esse resultado mostra que tarefas básicas não serão problema, mas manipular grandes quantidades de dados, como programação ou mesmo um navegador aberto com várias abas abertas, impactarão fortemente no desempenho geral da máquina.

AOC EVO LED U9425 - PCMark 7 - EVO LED

3DMark Vantage

O 3DMark Vantage é capaz de medir o desempenho em jogos e aplicações que utilizam a versão 10 do DirectX e fornecer um resultado sintético bastante preciso sobre o potencial gráfico da máquina. Rodamos o teste apenas na configuração "Entry" (1024x600, filtros e efeitos desativados) e conseguimos o resultado de 2631 pontos alavancados principalmente pelo potencial da GPU integrada Radeon HD 6310. Em nenhum dos testes o EVO LED U9425 conseguiu mais do que 14 frames por segundo, o que torna-o impróprio para jogos DX10.

AOC EVO LED U9425 - 3DMark Vantage - EVO LED - Ent

3DMark 11

No software de benchmark 3DMark 11, que testa a capacidade dos GPUs de executarem jogos desenvolvidos com o DirectX 11, a APU E-300 que equipa o EVO LED U9425 conseguiu apenas 344 pontos nas configurações "Entry" (1024x600, poucos filtros ativados), resultado que não é suficiente para uma boa experiência em jogos DX11.

AOC EVO LED U9425 - 3DMark 11 - EVO LED - Entry

Índice de experiência do Windows 7

Ferramenta disponível em todas as edições do Windows 7, o índice de experiência do Windows 7 analisa a capacidade da máquina de executar o próprio sistema operacional e algumas aplicações mais comuns. Como podemos ver abaixo, o componente que o Windows considerou como limitante da performance geral foi o próprio processador com apenas 3,3 pontos em uma escala que vai de 1,0 a 7,9.

AOC EVO LED U9425

Este é um dos poucos casos onde o disco rígido é considerado o componente mais rápido. O desempenho gráfico poderia ser significativamente melhorado com a adição de mais 2 GB de memória, pois como a Radeon HD 6310 precisa da memória do sistema para funcionar. sobra apenas cerca de 1,7 GB para o processador utilizar.

Conclusão

Disponível no mercado brasileiro por cerca de R$ 1099, o modelo U9425 do EVO LED possui um preço altamente competitivo para quem deseja ter o seu primeiro computador. Tendo em vista que os all-in-one atualmente são vistos como computadores caros, a proposta da AOC de popularizar esse segmento de máquinas com um preço atraente mesmo para quem deseja comprar um notebook nessa faixa de preço pode fazer sucesso.

Por ser um modelo de entrada, a máquina traz o Windows 7 Starter como sistema operacional com todas as suas limitações (ou seja, nada de trocar nem mesmo o papel de parede!). Achamos este um ponto bastante negativo, pois além de ser uma versão extremamente limitada, não haverá possibilidade de atualizar para o Windows 8 utilizando o programa de upgrade da Microsoft, que oferecerá descontos na compra do novo sistema operacional apenas para quem possuir a versão Home Basic em diante.

Um ponto positivo é a quase ausência de softwares pré-instalados inúteis comuns em notebooks, também conhecidos como crapwares. Há apenas o Antivirus da McAfee pedindo toda hora para ser registrado, mas ele pode ser facilmente removido sem grandes dores de cabeça.

Vantagens:

  • Preço altamente competitivo
  • Simples de instalar e começar a usar
  • Consome pouca energia
  • Extremamente silencioso
  • Boa qualidade de som

Desvantagens:

  • Baixa resolução de tela para 18,5 polegadas
  • Ausência de entrada ou saída de vídeo. Esperávamos pelo menos uma conexão D-Sub (VGA)
  • A pouca quantidade de memória é o maior limitante
  • Windows Starter como sistema operacional
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.