5 coisas que você precisa levar em conta antes de comprar uma placa de vídeo

Por Douglas Ciriaco

Se você quer comprar uma placa de vídeo, é preciso ficar atento a alguns detalhes antes de optar por fazer o pedido de um determinado produto. A internet facilita bastante esse processo, afinal está repleta de informações detalhadas, análises técnicas e opiniões de usuários sobre o tema, então aproveite as ferramentas à sua disposição e “busque conhecimento”.

Vale lembrar que este artigo não é um guia de compras, um texto que vai oferecer um “passo a passo” sobre qual é o melhor produto para você — se você procura algo assim, dê uma olhada neste artigo. O objetivo aqui é tirar algumas dúvidas que vão servir de ponto de partida na hora de escolher a sua nova placa de vídeo.

1. Alto desempenho custa caro

Como você deve imaginar, se você quer um hardware para rodar com tranquilidade os últimos lançamentos do mercado, será preciso gastar algum dinheiro; e se você quiser aproveitar os games mais recentes (ou então fazer edições pesadas de vídeo), sem dúvida o investimento será ainda maior.

Em suma, o básico aqui é: quanto mais você quiser do seu computador, mais terá que gastar. Isso significa que este tópico está diretamente relacionado com o seguinte.

2. Saiba o que você procura

Você quer jogar os games mais exigentes com a configuração máxima? Faz questão que tudo rode a 60 fps e 1080p? Ou você nem teria outros equipamentos — como um monitor Full HD — capazes de fazer tal performance fluir? Tudo isso é crucial para decidir o quanto você quer investir.

Atualmente, comprar jogos para PC é algo absurdamente simples e normalmente muito mais barato do que comprar os mesmos títulos para o Xbox One ou o PlayStation 4, o que permite um acesso rápido a uma biblioteca de games bem variada. Em suma, a ideia é que nem sempre você precisará pagar R$ 2 mil em uma placa de vídeo, mas, às vezes, pagar R$ 800 não será o suficiente.

3. Fique de olho nas especificações

Uma boa vasculhada nas especificações dos jogos que você quer jogar podem dar a ideia da capacidade necessária da placa de vídeo. Mais uma vez, tanto plataformas como Steam e Origin ou sites especializados, como o GamersHell, estão repletos de informações sobre o hardware necessário para que tudo rode bem. Isso ajuda você a formar uma ideia de que tipo de equipamento você precisa.

4. Verifique a compatibilidade com a fonte

Uma placa de vídeo é capaz de sobrecarregar a parte energética de um computador, portanto é essencial ter uma fonte de energia que ofereça poder suficiente para ela. Pesquisar sobre a placa de vídeo que você quer é o suficiente para descobrir qual a potência ideal de uma fonte para manter o dispositivo funcionando.

Além disso, é preciso levar em conta também as demais peças que compõem a sua máquina a fim de descobrir a potência ideal. Você pode recorrer a uma calculadora de consumo de energia — e há várias delas online disponíveis gratuitamente como MSI Power Supply Calculator, PowerSupplyCalculator.net, eXtreme Power Supply Calculator ou Be Quiet PSU Calculator.

5. Verifique a compatibilidade com a placa-mãe

Aqui está outo ponto crucial a ser levado em conta na hora de comprar uma placa de vídeo. De nada adianta adquirir uma nova peça se ela não for compatível com a placa-mãe que agrega todo o seu hardware. Fique de olho no tipo de entrada utilizada por ambas as placas e também na amperagem necessária.

Até mesmo a questão física, do espaço disponível dentro do gabinete do seu computador, é preciso ser levado em conta no quesito compatibilidade. Informações a respeito das dimensões da placa de vídeo podem ser conseguidas em lojas online ou mesmo no site dos fabricantes, então, mais uma vez, você pode usar a internet para descobrir tais informações e não ter problemas com isso.

Tem alguma outra dica como estas para quem vai comprar uma placa de vídeo? Deixe suas sugestões aqui embaixo, na caixa de comentários.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.