Vírus ataca usuários brasileiros do Windows e rouba senhas de 20 mil cartões

Por Redação | 13 de Abril de 2015 às 18h09

A empresa de segurança Trend Micro relatou uma nova e perigosamente eficiente ameaça aos usuários brasileiros do Windows: um vírus que infecta os computadores e coleta dados de cartões de crédito. Por ora, o golpe já conseguiu ao menos 20 mil cartões de brasileiros.

O malware foi criado por um chileno que vive no Brasil e se denomina apenas "AlejandroV". O vírus desenvolvido por ele se chama "FighterPOS" e é vendido na deep web por cerca de 18 bitcoins, equivalente a pouco mais de R$ 15.500.

A Trend Micro divulgou que o malware está ativo há pelo menos dois meses e desde então já infectou 113 computadores de pontos de vendas. As vítimas brasileiras somam quase 96% do total de afetados. Segundo a empresa de segurança, o vírus utiliza um sistema que captura informações da memória RAM, chamado “RAM Scraper” e também utiliza um keylogger para interceptar o que a vítima digita em seu teclado.

A parte "boa" da história é que, segundo o autor, os executáveis do vírus não são totalmente indetectáveis. Isso significa que o comprador também precisa usar um serviço de criptografia para evitar que programas antivírus o encontrem ao se instalar na máquina.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.