Sem usar cartões, hackers roubam US$ 2 milhões em caixas eletrônicos

Por Redação | 16.07.2016 às 11:30

Autoridades de Taiwan estão tentando descobrir como hackers conseguiram invadir uma rede de caixas eletrônicos de um banco para entregar o equivalente a dois milhões de dólares. Segundo a polícia, dois suspeitos usando máscaras atacaram dezenas de terminais operados pela First Bank, no último domingo (10).

Apesar de não terem usado cartões do banco, aparentemente os invasores utilizaram um "dispositivo conectado", possivelmente um smartphone, disseram os investigadores em um comunicado divulgado na quinta-feira (14). As autoridades agora estão tentando identificar os ladrões por meio das imagens reveladas pelas câmeras de segurança e, segundo as informações, tratam-se de turistas russos que deixaram o país no dia seguinte ao roubo.

Os caixas eletrônicos foram fabricados pela empresa alemã Wincor Nixdorf, que confirmou que vários dos seus terminais sofreram um "ataque premeditado". Para auxiliar as investigações, a companhia enviou especialistas ao local. De acordo com a perícia, aparentemente os caixas foram infectados com três tipos diferentes de malware capazes de liberar dinheiro. Este é o primeiro caso do tipo registrado em Taiwan.

A repercussão do caso foi tanta que grande parte dos bancos suspendeu suas operações até que as investigações sejam concluídas.

Fonte: The Register