Por centavos, hackers vendem assinaturas de serviços de streaming na Deep Web

Por Redação | 01.12.2015 às 11:03

Normalmente, a Deep Web ou Dark Web é associada a sites que vendem drogas, armas e outros produtos ilícitos que só podem ser acessados através de navegadores especiais com endereço de IP oculto. Mas há diversos outros serviços que são vendidos neste ambiente online, inclusive assinaturas vitalícias de serviços de streaming de vídeo e música populares como Netflix, Spotify e HBO.

Os valores oferecidos na Deep Web para tais serviços são consideravelmente inferiores aos valores legais. "Nós encontramos praticamente tudo o que há disponível para venda", disse Raj Samani, vice-presidente e CTO da Intel Security, que no mês passado escreveu um relatório sobre a Deep Web. Para verificar as informações, o site Tech Insider acessou a Deep Web e descobriu que realmente é possível comprar facilmente assinaturas do Spotify e Netflix por uma fração do preço original.

Samani disse que tais contas com valores bem inferiores são baseadas em dados de cartões de crédito roubados, bem como informações hackeadas de contas de outros usuários. Muitos desses vendedores ilegais de alguma forma garantem que você vai ter o acesso aos serviços mesmo se houver problemas com a conta original. Ou seja, os vendedores afirmam que irão fornecer informações sobre a conta e as credenciais que você precisa para utilizar o serviço. Abaixo, é possível ver uma página que vende uma assinatura vitalícia da Netflix por apenas US$ 0,50.

Netflix

"Este mercado é notável. Na verdade, tem o seu próprio help desk", disse Samani, que também explica que uma conta adquirida na Deep Web pode ser um enorme problema. A conta pode ser fechada por causa de atividade maliciosa e o usuário pode passar horas no telefone com o suporte técnico sem solução para seu problema.

Esse é apenas um dos diversos motivos de manter seus dados seguros. Samani recomenda uso de senhas únicas e fortes para todos os serviços, além de sempre utilizar a autenticação em dois fatores. Ele também aconselha o uso de medidas proativas, como a utilização de um serviço de monitoramento de crédito. "Basta ser realmente consciente sobre com quem você está compartilhando os seus dados", disse.

Via Tech Insider

Fonte: http://www.techinsider.io/subscriptions-to-netflix-and-hbo-on-the-dark-web-2015-11