Pokémon Go já virou armadilha para ataques malware

Por Redação | 07 de Julho de 2016 às 18h40

Diante do sucesso absoluto de Pokémon Go, era óbvio eu muitos hackers iriam se pegar carona no burburinho causado e da alta procura pelo game para atacar os usuários incautos. E eles estão se aproveitando do fato de o jogo não estar disponível em alguns países para espalhar malwares como se fossem o popular jogo.

Segundo especialistas em segurança, o vírus apresenta a mesma identidade visual do título da Nintendo. Esse truque faz com que as pessoas acreditem estar baixando o jogo quando estão, na verdade, realizando o download de um APK que esconde um código malicioso. Após instalado, ele solicita permissões diferentes daquelas exigidas pelo verdadeiro Pokémon Go, deixando seu smartphone completamente vulnerável.

Entre essas permissões está a possibilidade de ler, apagar e enviar mensagens SMS, ativar e desativas rede Wi-Fi e 3G, monitorar histórico de chamadas e de SMS, além de realizar chamadas. De acordo com a empresa brasileira PSafe, uma das responsáveis pela descoberta, o vírus parece ter surgido na Turquia, mas já se espalhou por todo o mundo, podendo ser encontrado até mesmo no Brasil.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Segundo ela, a melhor maneira de evitar o vírus é não fazendo o download por fontes não oficiais — ou seja, esperar o lançamento de Pokémon Go na loja nacional, por mais desesperador que isso seja para os fãs. Além disso, ela recomenda que o usuário utilize um antivírus em seu aparelho para identificar possíveis ameaças.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.