Pesquisadores descobrem método de ataque que transmite dados via ondas sonoras

Por Redação | 10 de Agosto de 2015 às 08h53

Pesquisadores de segurança descobriram que os nossos computadores são mais vulneráveis do que podemos imaginar. Segundo a descoberta, hackers conseguem invadir equipamentos padrão dentro das máquinas, além de impressoras e diversos outros dispositivos, para que enviem informações para fora de um escritório usando ondas sonoras.

O programa de ataque é capaz de assumir o controle de todos os componentes de circuitos, fazendo com que eles vibrem em frequências escolhidas, audíveis ou não. Estas vibrações podem ser captadas apenas com uma antena de rádio AM a uma curta distância.

Algumas agências de espionagem tentaram, durante anos, encontrar métodos de extrair informações de teclados e outros acessórios. Agora, finalmente elas conseguiram isso capturando luz, calor e outras emanações, permitindo com que os receptores reconstruam o conteúdo presente no objeto.

Batizada de "Funtenna" por Ang Cui, pesquisador-chefe da Red Balloon Security, a nova antena de transmissão acrescenta um novo canal que, de modo parecido, seria difícil detectar, pois nenhum registro de tráfego capturaria dados que são transmitidos para fora do local.

Antes de sua palestra na conferência anual de segurança Black Hat, em Las Vegas, Cui fez uma demonstração do sistema em ação para alguns repórteres e disse que deve liberar o código de comprovação de conceito para que outros pesquisadores aprimorem o seu trabalho.

Para captar as ondas sonoras, os hackers precisariam de uma antena perto do prédio alvo, além de encontrar uma maneira de alterar a máquina desejada e fazer a conversão dos dados buscados para o formato de transmissão.

Fonte: Reuters

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.