O que é um Lammer?

Por Redação
photo_camera Divulgação

Lammer ou Lamer é um termo utilizado para as pessoas que não possuem nenhum ou pouco conhecimento sobre hack e utilizam ferramentas desenvolvidas por outros para realizarem seus ataques. Conhecido atualmente também por "Script Kiddie", Lammer foi um termo depreciativo utilizado com maior frequência no final da década de 80 e durante os anos 90, atribuído àqueles que realizam ações na área da segurança da informação, mas não possuem conhecimento hábil e necessário para desenvolverem suas próprias ferramentas e executarem trabalhos profissionais.

Geralmente esses são crackers inexperientes, na maioria das vezes com pouca idade, que desejam demonstrar uma suposta capacidade na intenção de competir por reputação e reconhecimento. Boa parte dos jovens que se enquadram como lammers demonstra arrogância, pouco conhecimento e possui finalidades maliciosas. Por conta disso, mesmo diante de outros hackers, os lammers são extremamente inconvenientes para o convívio social.

Apesar disso, acredita-se que essa etapa faça parte do aprendizado de um hacker ou cracker. Na maioria das vezes, os lammers aproveitam-se do pouco ou nenhum conhecimento de colegas de trabalho ou escola para atacarem e descobrirem novos aprendizados. Por conta disso e devido a outros aspectos já mencionados, eles não possuem reconhecimento no mundo da programação, até porque não estão interessados em tecnologia, mas sim em garantir fama e outros tipos de lucros pessoais.

Uma grande parte dos ataques virtuais é realizada por Lammers, ou Script Kiddies, que utilizam exploits, trojans e outras ferramentas de cracking para conseguirem realizar seus ataques. Eles identificam suas ações como: defacer, para quem altera o conteúdo original de um site; carder, para os fraudadores de cartões de crédito; banker, para atentados envolvendo transações e dados bancários; além de alguns outros.

Ao contrário de hackers, os ataques de lammers quase sempre são amadores, justamente pelo baixo conhecimento que possuem sobre programação e tecnologia. Alguns desses são apenas curiosos aventureiros da internet e do mundo virtual, procurando por diversão, ou novas maneiras de se satisfazerem na internet.