Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo tipo de golpe em smartphones visa o roubo do plano de dados de usuários

Por| 29 de Agosto de 2018 às 15h22

Link copiado!

Novo tipo de golpe em smartphones visa o roubo do plano de dados de usuários
Novo tipo de golpe em smartphones visa o roubo do plano de dados de usuários

Em boa parte dos casos de fraudes cibernéticas atuais, os criminosos possuem como principais alvos as informações pessoais dos usuários, incluindo dados bancários, senhas e informações de cartões de crédito e senhas de acesso a serviços.

Entretando, nos últimos meses, um novo tipo de golpe vem sendo disseminado em smartphones com o objetivo de roubar o plano de dados dos usuários de forma silenciosa. Este tipo de ataque hacker pode até mesmo acasionar em um consumo maior da bateria do aparelho móve e deixar a execução do sistema operacional mais pesada. Segundo os dados da Kaspersky Lab, a quantidade de fraudes aplicadas a partir de smarpthones e dispositivos móveis tiveram um crescimento expressivo de 31,3% nos últimos 12 meses.

Como funciona o golpe?

A partir de softwares mal-intencionados e publicidades falsas, o invasor consegue se conectar ao aparelho da vítima remotamente e, dessa forma, ter acesso ao conteúdo o seu conteúdo, além de alterar a configuração do smartphone para que a rede móvel seja utilizada para ataques pelo cibercriminoso.

Continua após a publicidade

Além de ocasionar no consumo prematuro de dados móveis e no risco de vazamento de senhas de acesso e dados de cartões de crédito, a ameaça também gera uma sobrecarga no sistema operacional, fazendo com que todos os apps e ferramentas do dispositivo funcionem com lentidões e travamentos, além de culminar em um menor tempo de autonomia da bateria.

Como se prevenir

Aparelhos Android estão mais suscetíveis a este novo tipo de golpe, já que o sistema operacional da Google está muito mais sujeito a ameaças cibernéticas em relação aos dispositivos da Apple com o iOS.

Para evitar tais ameaças, o especialista recomenda que os usuários de dispositivos móveis não realizem o download de jogos e aplicativos que não estejam disponíveis nas lojas oficiais. Além disso, também é preciso ficar muito atento(a) a links e URLs compartilhadas em redes sociais ou em aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, pois esta é uma forma muito comum que os hackers utilizam para infectar dispositivos móveis.

Continua após a publicidade

Assolini também alerta sobre os riscos de processos de instalação de aplicativos piratas que visam a reinicialização do aparelho para as configurações de fábrica, bem como o de mensagens e conteúdos de publicidade que prometem prêmios e recompensas em dinheiro, recomendando que o usuário sempre verifique a veracidade das promoções e sorteios nas respectivas fontes oficiais. Além isso, o analista também recomenda uma atenção maior em mensagens com diversos erros de português, uma vez que boa parte dos conteúdos de origem duvidosa costumam conter esta característica.

Fonte: Oficina da Net