Novo golpe no WhatsApp oferece bônus de R$ 15 em créditos no smartphone

Por Redação | 09 de Fevereiro de 2017 às 14h09
photo_camera Divulgação

A onda de ataques pelo popular mensageiro WhatsApp parece estar longe de ter um fim. Um novo golpe no serviço de mensagens fez mais de 300 mil vítimas em apenas dois dias, segundo um levantamento realizado pela Kaspersky.

Os usuários recebem pelo WhatsApp a oferta de um bônus de R$ 15 em créditos caso eles se cadastrem em um link que está sendo divulgado por internautas no app. Entretanto, o que parece ser vantajoso não passa de um esquema muito bem elaborado.

Ao clicar na mensagem recebida, o usuário é redirecionado para um site que tenta se passar pelo aplicativo e solicita o compartilhamento do link em todas conversas e grupos do WhatsApp. Ao fazer isso, o usuário é então redirecionado novamente, mas dessa vez para links falsos que pedem a atualização de algum aplicativo (em geral o Facebook) para receberem o prêmio.

O problema está no momento em que o usuário “atualiza” os aplicativos, já que na verdade ele inicia o download e a instalação de outros apps, além de malwares. Os programas mal-intencionados têm objetivos simples: roubar os créditos dos usuários e conseguir acesso a dados pessoais armazenados no telefone. Para piorar, mesmo que a vítima não realize o download dos apps, ela já compartilhou o golpe no WhatsApp facilitando, sem querer, o trabalho dos criminosos.

Mas calma! Caso você tenha sido vítima deste ou de algum golpe no WhatsApp, não é preciso se desesperar. Tudo o que você precisa fazer é alertar seus contatos, cancelar os serviços em que foi cadastrado e atualizar o software móvel de proteção.

Fonte: (Via) IPNews

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.