NASA está preocupada com atuação de hackers no espaço

Por Redação | 13 de Abril de 2017 às 09h10
photo_camera NASA

Jeanette Hanna-Ruiz, diretora da NASA, afirmou em entrevista nesta quarta-feira (12) que uma de suas maiores preocupações é garantir a segurança de informação da agência espacial.

Para Hanna-Ruiz, a NASA é um alvo atraente para os hackers e, por isso, o principal desafio da agência norte-americana, hoje, é encontrar caminhos para bloquear possíveis invasões. O trabalho é árduo, já que há necessidade de proteger dados científicos, os sistemas de pesquisas e também os laboratórios que ficam nos Estados Unidos. "É questão de tempo até alguém invadir algo no espaço", afirmou.

O principal ponto, no entanto, é a possibilidade de que invasores atrapalhem a comunicação entre a agência espacial e suas espaçonaves e movam um ataque a algum satélite. Para a diretora da agência, "pode haver alguma empresa que queira, algum Estado que queira".

Apenas em 2016 a entidade registrou 1.484 "incidentes cibernéticos" em sua infraestrutura. Para reduzir esse número, Hanna-Ruiz pretende, nos próximos dois anos, estabelecer o completo controle da rede interna da agência espacial, trabalhando as missões não só no aspecto da engenharia, mas também da cibersegurança.

Via Uol

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.