Publicidade

NASA está preocupada com atuação de hackers no espaço

Por| 13 de Abril de 2017 às 09h10

Link copiado!

NASA
NASA

Jeanette Hanna-Ruiz, diretora da NASA, afirmou em entrevista nesta quarta-feira (12) que uma de suas maiores preocupações é garantir a segurança de informação da agência espacial.

Para Hanna-Ruiz, a NASA é um alvo atraente para os hackers e, por isso, o principal desafio da agência norte-americana, hoje, é encontrar caminhos para bloquear possíveis invasões. O trabalho é árduo, já que há necessidade de proteger dados científicos, os sistemas de pesquisas e também os laboratórios que ficam nos Estados Unidos. "É questão de tempo até alguém invadir algo no espaço", afirmou.

O principal ponto, no entanto, é a possibilidade de que invasores atrapalhem a comunicação entre a agência espacial e suas espaçonaves e movam um ataque a algum satélite. Para a diretora da agência, "pode haver alguma empresa que queira, algum Estado que queira".

Apenas em 2016 a entidade registrou 1.484 "incidentes cibernéticos" em sua infraestrutura. Para reduzir esse número, Hanna-Ruiz pretende, nos próximos dois anos, estabelecer o completo controle da rede interna da agência espacial, trabalhando as missões não só no aspecto da engenharia, mas também da cibersegurança.

Continua após a publicidade

Fonte: Uol