Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ministro que investiga empréstimos do BNDES tem Dropbox e e-mail invadidos

Por| 29 de Agosto de 2018 às 21h30

Link copiado!

Ministro que investiga empréstimos do BNDES tem Dropbox e e-mail invadidos
Ministro que investiga empréstimos do BNDES tem Dropbox e e-mail invadidos

O Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Sherman, teve a conta no Dropbox e um e-mail invadidos por hackers no início desta semana. Conforme reportou o BuzzFeed News, os invasores roubaram e apagaram os conteúdos em seguida.

Sherman é atualmente relator das auditorias instauradas para investigar os empréstimos concedidos pelo BNDES para a realização de investimentos externos, com financiamentos concedidos a empresas citadas pela operação Lava Jato — incluindo Odebrecht, Camargo Corrêa, Queiroz Galvão e Andrade Gutierrez.

Conforme revelaram investigadores responsáveis pelo desaparecimento dos dados ao referido site, é impossível saber, no momento, qual foi a origem do ataque. Dessa forma, embora a invasão possa ter partido de um dos países que receberam os empréstimos, um ataque doméstico ainda não está descartado, assim como a possibilidade, menos crível, de que o Ministro tenha sido apenas uma vítima aleatória.

Sem informações novas ou sensíveis

Continua após a publicidade

Os profissionais envolvidos com o caso também reforçaram à reportagem do BuzzFeed News que, em casos dessa natureza, os dados não são simplesmente apagados. De fato, o mais comum é que as informações sejam mantidas para uso em alguma forma de chantagem.

No caso do e-mail e da conta no Dropbox de Sherman, entretanto, o TCU afirmou que não havia informações novas ou sensíveis relacionadas às auditorias correntes. Pelo menos, nada além de acórdãos ligados a outros processos, cujas investigações já constataram irregularidades nos empréstimos feitos pelo BNDES. Não obstante, a posse das informações pode servir para que os invasores identifiquem a linha de investigação mantida pelo Ministro.

Fonte: BuzzFeed News