Malware distribui alarme falso de infecção a usuários de PCs Windows

Por Wagner Wakka | 13 de Julho de 2020 às 23h40
avira

Uma versão do malware conhecido como TrickBot está avisando usuários de que eles foram infectados. Isso mesmo, um programa criado para infectar aparelhos e agir escondido está erroneamente avisando as pessoas que elas foram vítimas de um acesso não autorizado.

O TrickBot é conhecido por ser espalhado via phishing e funcionando escondido em computadores para roubar dados dos usuários, como senhas e até acesso à carteiras de criptomoedas.

Contudo, a empresa de segurança Advanced Intel identificou que uma versão errada do malware foi lançada, contendo um aviso para a vítima de que seus dados estão sendo roubados. "Alerta — você está vendo esta mensagem porque um programa de captura está coletando algumas informações de seu navegador”, diz o pop-up que surge com o software malicioso.

De acordo com a empresa, o erro está em um módulo responsável por coletar dados em navegadores como Firefox, Edge e Chrome. “Se você não sabe o que está acontecendo, é hora de ficar com medo. Por favor, fale com seu administrador para detalhes”, brinca o aviso.

A explicação mais provável é que o aviso devia fazer parte dos testes, mas os desenvolvedores esqueceram de tirar o recado antes de lançar a versão. A sorte é que se você estiver infectado por este malware, ele vai avisar que está presente no seu aparelho e coletando seus dados. Portanto, caso veja uma mensagem semelhante a esta, já sabe que se trata do TrickBot.

Fonte: TechRadar

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.