Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Malware distribui alarme falso de infecção a usuários de PCs Windows

Por| 13 de Julho de 2020 às 23h40

Link copiado!

avira
avira

Uma versão do malware conhecido como TrickBot está avisando usuários de que eles foram infectados. Isso mesmo, um programa criado para infectar aparelhos e agir escondido está erroneamente avisando as pessoas que elas foram vítimas de um acesso não autorizado.

O TrickBot é conhecido por ser espalhado via phishing e funcionando escondido em computadores para roubar dados dos usuários, como senhas e até acesso à carteiras de criptomoedas.

Contudo, a empresa de segurança Advanced Intel identificou que uma versão errada do malware foi lançada, contendo um aviso para a vítima de que seus dados estão sendo roubados. "Alerta — você está vendo esta mensagem porque um programa de captura está coletando algumas informações de seu navegador”, diz o pop-up que surge com o software malicioso.

Continua após a publicidade

De acordo com a empresa, o erro está em um módulo responsável por coletar dados em navegadores como Firefox, Edge e Chrome. “Se você não sabe o que está acontecendo, é hora de ficar com medo. Por favor, fale com seu administrador para detalhes”, brinca o aviso.

A explicação mais provável é que o aviso devia fazer parte dos testes, mas os desenvolvedores esqueceram de tirar o recado antes de lançar a versão. A sorte é que se você estiver infectado por este malware, ele vai avisar que está presente no seu aparelho e coletando seus dados. Portanto, caso veja uma mensagem semelhante a esta, já sabe que se trata do TrickBot.

Fonte: TechRadar