Kaspersky descobre ameaça que atingiu o setor hoteleiro no mundo todo

Por Natalie Rosa | 29 de Novembro de 2019 às 08h00
Tudo sobre

Kaspersky

Saiba tudo sobre Kaspersky

Ver mais

A Kaspersky anunciou, nesta quinta-feira (28), a descoberta de uma nova campanha maliciosa, direcionada ao setor hoteleiro. Batizada de RevengeHotels, a ameaça usa trojans (cavalos de troia) de acesso remoto tradicionais para infectar as redes de hoteis.

De acordo com a Kaspersky, a ameaça atingiu 20 hotéis na América Latina, Europa e Ásia, possivelmente afetando outros estabelecimentos ao redor do mundo. A campanha está na ativa desde 2015, mas somente neste ano o crime começou a ser analisado, devido à expansão em diferentes grupos criminosos.

O ataque tem como principais vetores documentos anexos em formato Word, Excel ou PDF, e podem ameaçar dados de cartões de crédito de viajantes que estão armazenados no sistema. Utilizando os trojans e malwares, os cibercriminosos conseguem fazer o acesso remoto dos sistemas infectados.

Os emails de phishing usados para infectar as máquinas foram elaborados com muitos detalhes, como conta a Kaspersky, usando nomes de pessoas reais ou organizações verdadeiras para pedir uma solicitação de reserva para um número grande de pessoas.

Reprodução: Kaspersky

É quando as vítimas, até mesmo pessoas mais cuidadosas, acabam baixando e abrindo os documentos anexados. Com o computador já infectado, os criminosos fazem coletas de dados na área de transferência e capturas de tela.

Segundo a Kaspersky, os países confirmados que foram afetados são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, França, Itália, México, Portugal, Espanha, Tailândia e Turquia. No entanto, há a suspeita, baseada nos dados extraídos do encurtador de URLs Bit.ly, que muitos outros países podem ter se tornado vítimas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.