Invasão em site de relacionamentos expõe dados de milhões de usuários

Por Redação | 22.05.2015 às 11:31

Uma brecha de segurança de larga escala foi responsável pelo vazamento das informações pessoais de pelo menos quatro milhões de usuários do AdultFriendFinder, um dos maiores sites de relacionamentos do mundo. Entre os dados roubados por um grupo de hackers ainda não identificado estão nomes de usuário, senhas e detalhes como a orientação sexual ou interesses – incluindo o de trair o relacionamento no qual se encontram, por exemplo.

A empresa confirmou a invasão nesta semana após uma reportagem do canal britânico Channel 4 News revelar que milhões de informações sobre os usuários da plataforma estavam disponíveis na internet. Em comunicado oficial, o AdultFriendFinder disse ter tomado conhecimento sobre a brecha de segurança com a reportagem e afirmou estar lidando com a questão de maneira bastante séria, como o caso merece.

O principal problema, aqui, é que mesmo as informações sobre usuários que não utilizam mais a plataforma aparecem em meio ao vazamento. Por isso, a informação dá a entender que a rede social armazena dados de seus utilizadores mesmo após a desativação de suas contas, um fator que a empresa não comentou.

As informações roubadas estariam sendo vendidas pelos hackers no mercado negro e, de acordo com a reportagem do canal britânico, já existiriam casos de tentativas de fraude envolvendo os e-mails vazados. Além disso, claro, há a recomendação de modificar as senhas de serviços nos quais, eventualmente, os usuários utilizem as mesmas informações de login do AdultFriendFinder. Caso contrário, ficam abertas as portas para novas invasões e a obtenção de dados ainda mais sensíveis, como informações bancárias ou conversas em redes sociais.

A rede social não informou de que forma a invasão aconteceu. Em comunicado oficial, afirmou apenas estar trabalhando ao lado das autoridades para capturar os responsáveis, além de ter lançado uma grande investigação interna para determinar exatamente o escopo do incidente. Por fim, garantiu que a segurança de seus usuários é de extrema importância para a empresa e que mais atualizações sobre o caso serão divulgadas na medida em que estiverem disponíveis.

Pouco utilizado no Brasil, o AdultFriendFinder é considerado um dos gigantes entre os sites que promovem encontros amorosos. Com quase 20 anos de presença na internet, a plataforma tem 64 milhões de membros em todo o mundo e permite que pessoas com interesses em comum se encontrem, com ênfase no caráter sexual.

Fonte: Digital Trends