Hackers roubam senhas de roteadores Wi-Fi vulneráveis

Por Redação | 06 de Dezembro de 2016 às 12h49

Um pesquisador do Reino Unido descobriu uma vulnerabilidade em roteadores Wi-Fi da operadora TalkTalk que permite aos hackers roubarem a senha dos dispositivos e invadir a rede sem fio dos usuários. No entanto, a falha não está restrita à operadora, e pode ser explorada em diversos modelos de roteadores.

A empresa foi alertada sobre o problema e lançou uma correção que desativa a interface do roteador e reinicia o aparelho. Isso faz com que a senha seja redefinida, colocando de volta a combinação que vem escrita na parte de trás do roteador.

O problema é que a maioria dos consumidores não mudam a senha do Wi-Fi, mantendo aquela que está identificada no dispositivo. Ou seja, a correção da TalkTalk simplesmente redefine o roteador para as mesmas senhas que eles já haviam roubado antes.

Imagem: Reprodução / Pen Test Partners

De acordo com pesquisadores de segurança, donos de dispositivos da TalkTalk e outros clientes ISP que usam roteadores semelhantes, estão sujeitos a ter suas senhas roubadas e suas redes invadidas. Uma dica é redefinir o roteador e, em seguida, alterar a senha do seu Wi-Fi.

A TalkTalk fornece aos seus clientes roteadores fabricados pela D-Link, mas é importante destacar que modelos de outros fabricantes também estão sujeitos ao mesmo problema. No entanto, as atividades mais recentes de hackers que exploram esta falha foram registradas no Reino Unido, o que indica que clientes da TalkTalk estão correndo mais risco.

Via The Register

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.