Hackers invadem fóruns Ubuntu e roubam dados de 2 milhões de usuários

Por Redação | 18 de Julho de 2016 às 20h19

A proteção de dados tem sido assunto recorrente, e não sem razão. Na última sexta-feira (15), a Canonical anunciou uma falha de segurança nos fóruns de suporte do Ubuntu, que acabaram sofrendo um ataque hacker. O resultado da vulnerabilidade foi o roubo de 2 milhões de dados de seus usuários.

De acordo com as informações, a origem do ataque e roubo foi uma vulnerabilidade de injeção SQL para vBulletin, software bastante utilizado por empresas. Segundo os dados, a falha já era conhecida por parte da equipe de TI, que não aplicou o patch a tempo.

Jane Silber, CEO da Canonical, foi quem se pronunciou diante do caso: "Houve uma falha de segurança no site dos fóruns do Ubuntu. Levamos muito a sério a segurança da informação e privacidade dos usuários, seguindo um rigoroso conjunto de práticas de segurança, e este incidente deu início a uma investigação aprofundada. Medidas corretivas já foram tomadas e os fóruns foram totalmente restaurados."

Entre os dados roubados estão nomes de usuários, e-mails e endereços de IP. Apesar das senhas terem sido preservadas, para evitar mais danos a Canonical tirou o site do ar e reconstruiu seus servidores de hospedagem, instalou um Web Application Firewall e resetou as senhas da base de dados.

Os fóruns já estão funcionando novamente e, aparentemente, as contas já não correm mais riscos. Porém, como forma de prevenção, é necessário que os usuários fiquem atentos a e-mails de spam que podem conter malwares e troquem suas senhas.

Fonte: Wired

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.