Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hackers de mentirinha lucram com ameaças na internet

Por| 06 de Maio de 2016 às 20h36

Link copiado!

Hackers de mentirinha lucram com ameaças na internet
Hackers de mentirinha lucram com ameaças na internet

Aquele papo de internet ser "terra de ninguém" ganhou ainda mais força. Já é tradicional vermos ofensas virtuais – alguns tomam essa “coragem” porque estão a distância e, em muitos casos, não são identificados. Nesta mesma linha de raciocínio, quem aparece como novos protagonistas são os hackers – só que de mentirinha.

Usuários, cientes do risco de ameaças como ransomware e de ataques de negação de serviços (DDoS), acabam sendo vítimas da nova ameaça on-line – o hacker de araque. Sabendo disso, a empresa de segurança CloudFlare expôs uma equipe ou indivíduo (não se sabe), o Armada Collective, que ameaçava ataques DDoS e, o pior, lucravam com essa história falsa.

Mas não pense que acabou por aí. O fundador da CloudFlare, Matthew Prince, fez importantes esclarecimentos: “Ainda que os verdadeiros integrantes do Armada Collective parecem estar presos em alguma cadeia europeia, com pouco mais que alguns endereços de bitcoin e um e-mail, alguns indivíduos empreendedores estão usando o nome do grupo, espalhando medo por aí e faturando centenas de milhares de dólares com extorsões”. Parece que até os hackers estão sendo hackeados! Sem perder tempo, o falso Armada Collective agora se passa pelo grupo Lizard Squad.

Continua após a publicidade

“Nós somos o Lizard Squad e escolhemos seu site/rede como alvo de nosso próximo ataque DDoS. Pedimos que pesquise no Google por 'Lizard Squad DDoS' para dar uma olhada em nossos 'trabalhos' anteriores”. Assim é a ameaça, segundo Daniel Smith, representante da Radware que recebeu a mensagem. E tem mais: “Estamos dispostos a não atacar seus servidores por uma pequena taxa que, no momento, custa 5 bitcoins”.

Realmente parece inacreditável como esse método simples, que consiste em um e-mail e um endereço de Bitcoin, consegue enganar empresas e tirar lucro disso. “Os criminosos agora sabem que o público em geral não é muito informado e teme ambas as ameaças[DDoS e ransomware]”, afirma Smith. Por isso Prince, da CloudFlare, destaca: “Temos que informar as pessoas quando se tratam de criminosos de verdade ou impostores”.

O que nos deixa um pouco mais tranquilos é pensar que não existem tantos grupos de hackers famosos especializados em DDoS, ou seja: num determinado momento, começarão a faltar nomes...

Continua após a publicidade

Fonte: Folha