Publicidade

Hackers burlam autenticação em dois fatores do Gmail e Yahoo

Por| 14 de Dezembro de 2018 às 14h26

Link copiado!

público
público
Tudo sobre Yahoo

Um novo método de ataque se mostrou capaz de burlar sistemas de autenticação em dois fatores de serviços de e-mail como Gmail e Yahoo. Os hackers, que estariam ligados ao governo iraniano, teriam como alvo ativistas políticos, oficiais de governos rivais e jornalistas contrários, em golpes direcionados que envolvem o monitoramento e roubo em tempo real de credenciais, senhas e códigos de acesso.

O golpe foi revelado pelos especialistas da Certfa Lab. Um e-mail fraudulento é enviado às vítimas em nome do serviço de e-mail, escrito de forma dedicada a elas e com o maior nível de autenticidade possível. Uma imagem oculta na mensagem alerta os hackers sobre a visualização, enquanto um link igualmente falso, contido na comunicação, que os leva a um simulacro da página de login oficial dos serviços.

É aí que entra a parte mais arrojada do golpe, com os criminosos permanecendo em uma vigília em tempo real pela inserção de informações de login e senha. Uma vez que elas são digitadas na página falsa, um dos envolvidos no golpe as insere no serviço oficial. Caso a autenticação em dois fatores esteja ativada, a página falsa exibe o alerta de mensagem enviada para o celular, com campo para digitação do código, e um SMS efetivamente é mandado a partir da tentativa real de login.

O processo se repete novamente, com o código sendo inserido e, depois, reproduzido pelo hacker no serviço oficial. De forma a não levantar suspeitas, a página falsa redireciona o usuário para a caixa de entrada real e, agora, tanto o próprio usuário quanto o criminoso passam a ter acesso às informações. A partir daí, estão abertas as portas para roubo de informação ou invasões a redes sociais, sistemas corporativos e outras plataformas.

Continua após a publicidade

Os especialistas comprovaram a eficácia do método em plataformas que usam o SMS como método de verificação na segunda etapa, mas ainda não puderam confirmar que ele funciona, também, com códigos que venham de apps como o Google Autenticador. A ideia, entretanto, é que o golpe deve ser eficaz também contra esses métodos, já que, em sua essência, eles não são tão diferentes de uma autenticação por SMS.

A única comprovação de invasão, no final das contas, acabam sendo os registros de login, que conterão o IP e região dos hackers responsáveis pela brecha. Entretanto, esse é um campo dificilmente verificado pelos usuários e, como o login foi feito a partir da autenticação em dois fatores, os serviços também não alertarão as vítimas sobre o acesso indevido à conta.

De acordo com a Certfa, os ataques não estão sendo realizados em grande escala, mas existe uma campanha governamental com alvos específicos. O golpe contaria com mais de 20 domínios diferentes e diversas contas de e-mails fraudulentos, além de sites falsos hospedados até mesmo nos servidores da própria Google, tudo em prol de passar uma aparência de legitimidade ao golpe.

Os ataques estariam ligados a um grupo chamado Charming Kitten, que já participou de outras operações ao lado do governo iraniano. Em novembro, por exemplo, oficiais do governo, contratados por ele ou ativistas a favor das sanções impostas pelos EUA ao país foram alvo de tentativas de phishing dessa categoria, o que incluiu também agentes do tesouro americano e funcionários de empresas com ligações à administração pública. Como naquela ocasião, o Irã não se pronunciou sobre o suposto envolvimento nestas operações.

Continua após a publicidade

Fonte: Ars Technica