Hackers bloqueiam sistema de fechadura eletrônica de hotel luxuoso na Áustria

Por Redação | 30.01.2017 às 09:18

Um grupo de hackers arruinou a viagem de centenas de turistas para os Alpes austríacos na semana passada. Os cibercriminosos usaram um ransomware para bloquear o sistema de fechadura eletrônica do Romantik Seehotel Jägerwir, hotel de luxo na região alpina de Turracher Hoehe Pass, na Áustria.

O ataque fez com que os hóspedes não pudessem usar seus cartões-chave para entrar ou sair de seus quartos. O sistema de reservas e de caixa do estabelecimento também foram tirados do ar pelos hackers.

Apesar do inconveniente, o incidente logo foi resolvido. Os hackers exigiram o pagamento de 1500 euros (US$ 1.605), em bitcoins, para a restauração do sistema. Segundo o hotel, não havia outra escolha, se não pagar a quantia exigida para resolver a questão rapidamente.

E, uma vez que o dinheiro foi transferido aos hackers, todos os sistemas do hotel voltaram a funcionar. Após o ataque, o estabelecimento não só substituiu todo seu sistema de reservas, fechaduras e caixa, como também desligou algumas redes em caso de um ataque futuro.

A gerência do Romantik Seehotel Jägerwir disse que esta foi a terceira vez que o hotel foi atacado por hackers. Porém, esta foi a primeira vez que foram capazes de imobilizar todo o sistema. Cansado pela frequência dos ataques, o hotel decidiu voltar a usar fechaduras e chaves tradicionais nas portas dos quartos, assim como fez quando abriu há 111 anos.

Fonte: The Local