Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hacker desfigura dezenas de sites com mensagens contra Temer

Por| 08 de Maio de 2018 às 10h04

Link copiado!

Hacker desfigura dezenas de sites com mensagens contra Temer
Hacker desfigura dezenas de sites com mensagens contra Temer

Uma onda de ataques desfigurou dezenas de páginas dos governos estatual e federal, bem como de universidades públicas e projetos culturais, desde o último final de semana. Em uma série de publicações feitas no Twitter, o hacker Vanda The God assume a autoria de pelo menos 25 ações desse tipo, todas envolvendo publicações contra o presidente Michel Temer.

Foram alterados, por exemplo, domínios das cidades de Ponte Nova e Carmo do Rio Claro, em Minas Gerais; e Lages, no estado de Santa Catarina. O Conselho Regional de Farmácia catarinense também foi desfigurado, assim como páginas da Universidade Federal da Bahia e do Maranhão. Foram vítimas, ainda, o Fundo de Arte e Cultura de Goiás e o que parece ser o site do deputado estadual Ramalho da Construção, eleito pelo estado de São Paulo.

Continua após a publicidade

Nas mensagens, o hacker critica a passividade do povo brasileiro e a corrupção que “virou cultura política”. A imagem do presidente aparece ao lado de dizeres que o chamam de golpista e sobre links para as redes sociais do hackers e também do Brazilian Cyber Army, grupo do qual o responsável afirma fazer parte.

Pelo Twitter, o hacker divulgou as páginas desfiguradas e também comemorou a publicação da onda de ataques pela imprensa. As desfigurações começaram a acontecer no domingo (6), com o último caso registrado até o momento desta publicação, o do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina, tendo sido executado na madrugada desta terça (8).

Continua após a publicidade

De acordo com o site Defcon Lab, em apenas 24 horas o hacker foi capaz de acessar 25 domínios, o que mostra sua capacidade de escalar privilégios a partir de máquinas comprometidas. Além disso, os especialistas afirmam que ele teria sido capaz de executar atividades paralelamente, com a publicação de mensagens variadas em diferentes domínios.

O laboratório ainda aponta para o fato de que domínios pertencentes a cidade de Lages, em Santa Catarina, vêm sendo identificados como origem de tentativas de phishing desde fevereiro de 2016, já tendo, também, sido desfigurado outras vezes. A ideia é que as páginas estão comprometidas há bastante tempo, sendo utilizadas por hackers para a realização de ataques.

Os especialistas também chamaram atenção para as visões políticas do hacker. “Entre sem deixar vestígios, deixe o governo emoldurado”, afirma Vanda the God em uma mensagem publicada no YouTube e compartilhada em sua conta no Twitter. Ele se posiciona firmemente contra o governo em suas palavras e, em seu perfil na rede social, também já havia assumido a responsabilidade sobre outras desfigurações de sites não apenas do Brasil, mas também de sites do México, Costa Rica e Estados Unidos.

Continua após a publicidade

No momento em que esta reportagem é escrita, poucos domínios haviam retornado ao normal, com a maioria permanecendo fora do ar ou ainda exibindo as mensagens contra Temer. Uma página de suporte da prefeitura de Lages ainda permanece desfigurada, agora com mensagens em inglês e assinatura de um grupo hacker intitulado Ghost Squad, que seria composto por nove pessoas e do qual Vanda não faria parte.

Fonte: Vanda the God (Twitter), Defcon Lab