Hack permite usar botões de compra da Amazon para outras tarefas

Por Redação | 18 de Agosto de 2015 às 12h24
photo_camera Divulgação

Em testes há alguns meses em cidades selecionadas nos Estados Unidos, os Dashs Buttons fazem parte de uma nova categoria de produtos criados pela Amazon que permitem aos consumidores adquirir determinados itens de supermercado pressionando apenas em um botão. Só que tanta praticidade não estaria limitada apenas à compra de alimentos e outros objetos em falta na casa.

Essa é a constatação do programador Edward Benson, que detalhou em um post no Medium como é possível transformar os botões da Amazon em pequenos sensores baseados no conceito de Internet das Coisas.

Basicamente, os Dash Buttons operam como se estivessem em uma conexão Wi-Fi de rádio ligada a uma bateria. Toda vez que o usuário precisa adquirir alguma coisa, como papel higiênico ou sabão em pó para lavar as roupas, basta pressionar o botão, que por sua vez é ativado, conectando-se à sua rede de internet sem fio - necessária para o funcionamento -, que então entra em contato com a central da Amazon. Quando não for utilizado, o acessório permanece adormecido.

Ao apertar o botão, o usuário ainda recebe um alerta no smartphone para que ele confirme ou cancele a compra do item que está em falta. Mais de 250 produtos já estão disponíveis para compra via Dash, a maioria deles itens de limpeza, cosméticos e produtos de uso diário.

De acordo com Benson, um dispositivo conectado a uma rede Wi-Fi pode ser facilmente detectado e registrado. Logo, pode ser usado para qualquer objetivo e não apenas para ordenar compras na varejista norte-americana. Como exemplo, o programador configurou um dos botões para montar uma planilha no Google indicando os horários exatos de quando um bebê acorda à noite ou precisa ter a fralda trocada.

Na prática, isso significa que os pais poderiam ter mais controle e elaborar uma média de quantas vezes a criança troca a fralda por dia - e se morar nos EUA, ainda pedir uma nova remessa do produto à Amazon usando um outro botão. Além disso, Benson destaca que a aplicação poderia ser usada em outras situações, como destrancar uma porta ou ativar uma máquina de café na cozinha sem precisar sair do lugar em que você está.

Todas as instruções de como fazer esse processo podem ser acessadas neste link (em inglês). No vídeo abaixo você assiste uma demonstração de como a técnica funciona:

Fonte: Edward Benson (Medium)

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!