Publicidade

Falha grave na nova versão do Firefox permite invasões; atualize agora

Por| 10 de Janeiro de 2020 às 16h40

Link copiado!

mozilla
mozilla
Tudo sobre Mozilla

Quem usa Firefox precisa atualizar o navegador o mais rápido possível. A empresa chinesa de cibersegurança Qihoo 360 encontrou na recém-lançada versão 72 uma falha nativa que abre uma brecha para invasões e controle total do computador. A vulnerabilidade é tão grave que até mesmo o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos vem pedindo para os usuários baixarem a correção liberada pela Mozilla.

A desenvolvedora do Firefox afirmou estar ciente de "ataques direcionados que abusam dessa falha", embora não ofereça detalhes sobre como isso acontece. Ela descreve o problema como “informações incorretas de pseudônimos no compilador IonMonkey JIT, que, ao definir elementos da matriz, podem levar a uma confusão de tipos”.

O alerta sobre a possibilidade de usurpação remota de dispositivos vem do governo norte-americano. A Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura diz que a falha pode ser explorada para "assumir o controle de um sistema afetado”.

Continua após a publicidade

Terceira falha de “dia-zero” no Firefox em apenas um ano

Essa é a terceira vez que a Mozilla lança uma atualização para tapar brechas nativas no Firefox — as falhas de “dia-zero” são aquelas mais urgentes, que passaram batidas pelos testes de segurança na fase de desenvolvimento. Em junho de 2019, um problema também descrito como uma "vulnerabilidade de confusão de tipo” aparentemente visava os usuários da plataforma de criptomoedas Coinbase. O segundo bug “de fábrica” apareceu alguns dias depois e, segundo o ZDNet, foi usada por um grupo de hackers para tentar infectar a equipe da Coinbase por meio de phishing, com um e-mail contendo links para sites maliciosos.

A versão mais recente do patch é a versão 72.0.1 e já está disponível no momento. Atualize o mais rápido possível: vá para o menu canto superior direito do navegador, selecione "Ajuda" e depois "Sobre o Firefox". Isso abrirá uma janela informando sua numeração atual e, caso seu browser esteja desatualizado, o próprio navegador faz a correção automática — isso vale também para a versão corporativa ESR 68.4.1.

Fonte: The Next Web