Publicidade

Estado Islâmico ensina seguidores a se defender de ataques do Anonymous

Por| 16 de Novembro de 2015 às 21h13

Link copiado!

Estado Islâmico ensina seguidores a se defender de ataques do Anonymous
Estado Islâmico ensina seguidores a se defender de ataques do Anonymous

Nesta segunda-feira (16), um canal no aplicativo de mensagens Telegram foi usado por supostos afiliados do Estado Islâmico (EI) para ensinar seus seguidores como evitar ser hackeado pelo Anonymous. A mensagem foi disparada após o famoso grupo de ciberativistas ameaçar seu maior ataque virtual contra os terroristas.

Os canais do Telegram são uma mistura de lista de transmissão e grupos, conhecidos recursos do WhatsApp, e permitem aos usuários enviar mensagens para um número ilimitado de membros, além da possibilidade de postar como canal, escondendo a identidade do seu perfil. A ferramenta tem sido usada por um grupo supostamente ligado ao Estado Islâmico desde que o grupo assumiu a responsabilidade pelo atentado em Paris.

"Vamos lançar a maior operação de todos os tempos contra vocês. Esperem ciberataques em massa. A guerra está declarada. Preparem-se", disse um hacker mascarado que faz parte do grupo Anonymous em um vídeo divulgado hoje. Já o comunicado do EI dizia: "Os #Anonymous ameaçaram levar a cabo uma grande operação hacker contra o Estado Islâmico (idiotas)".

Até agora, em seus ataques o Anonymous conseguiu hackear contas do Twitter e e-mails de afiliados do grupo terrorista. Para evitar potenciais hacks, as "instruções" do Estado Islâmico no Telegram dizem para que seus seguidores não abram quaisquer links a menos que tenham certeza da fonte.

Continua após a publicidade

Outras dicas incluem alternar constantemente o IP das máquinas e "não falar com as pessoas que você não conhece no Telegram" ou por meio de mensagens diretas no Twitter. A mensagem, que foi publicada em árabe e em inglês, já foi encaminhada para diversos outros canais do aplicativo relacionados ao EI.

Fonte: Business Insider