Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dell confirma tentativa de invasão e reseta senhas de usuários

Por| 29 de Novembro de 2018 às 14h50

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Dell

A Dell confirmou nesta quinta-feira (29) o bloqueio de uma tentativa de invasão a seus servidores, com o objetivo de obter acesso a sistemas internos para extrair dados como nomes, e-mails e senhas dos clientes. A empresa afirmou que o caso aconteceu no dia 9 de novembro e, como medida de segurança, resetou todas as credenciais de seus usuários.

No próximo acesso ao site da companhia, será preciso registrar uma nova senha. Em comunicado, a Dell afirma acreditar ter conseguido impedir o acesso não autorizado a seus servidores e que, pelo menos por enquanto, não existem indícios de que os dados foram acessados pelos invasores. O caso, entretanto, ainda está sendo investigado e, por conta disso, a fabricante ainda não é capaz de garantir que seus sistemas permaneceram íntegros durante a tentativa.

Por outro lado, a companhia garante que dados bancários ou confidenciais, como informações de cartão de crédito, endereço, números de documentos e outros, não foram atingidos de maneira alguma. A Dell também não confirmou o número de clientes potencialmente afetados pela tentativa de intrusão aos servidores, com a reinicialização das senhas tendo sido aplicada a todos eles.

Por suspeitar que pelo menos algum vazamento possa ter ocorrido, a Dell alerta a todos os seus clientes que fiquem atentos a tentativas de golpe por e-mail. Além disso, a empresa recomenda a troca de senhas não apenas em seu ambiente, mas também em qualquer outro que compartilhe a mesma credencial.

Continua após a publicidade

Aos cadastrados no site da companhia, então, resta prestar atenção a eventuais tentativas de golpe e, claro, registrar uma nova senha no próximo acesso. O ideal, como medida de segurança, é sempre usar credenciais diferentes para cada serviço online e garantir que todas elas sejam seguras. A utilização de um gerenciador no celular, por exemplo, é recomendada para manter o controle de todas elas e, ao mesmo tempo, gerar aleatoriedade, dificultando ainda mais o acesso não autorizado.

Esta é a segunda vez neste ano que a Dell sofre com um incidente de segurança. Em julho, clientes americanos da empresa foram atingidos por uma onda de tentativas de fraude de suporte técnico, com supostos agentes da empresa entrando em contato pelo telefone para vender soluções anti-malware em uma tentativa de roubo de dados. Os criminosos tinham conhecimentos sobre o hardware das máquinas das vítimas potenciais, mas a fabricante afirmou que o vazamento destas informações não veio dos próprios sistemas, mas sim, de indivíduos infiltrados em empresas parceiras ou centros certificados de assistência.

Fonte: Dell (PR Newswire)