Criminosos estão aplicando golpe da restituição do Imposto de Renda por e-mail

Por Redação | 09.05.2017 às 18:14

Os cidadãos brasileiros estão sofrendo ameaças de criminosos cibernéticos poucos dias antes do fim da entrega da declaração do imposto de renda de 2017. De acordo com a Nodes Tecnologia, estão circulando na web e-mails falsos em nome da Receita Federal.

Segundo as informações divulgadas pela companhia, hackers começaram a enviar mensagens por correio eletrônico informando aos contribuintes que eles teriam direito a restituições referentes a 2013, 2014 e 2015 no valor de R$ 3.142,64. Para receber a falsa restituição, o contribuindo é convidado a abrir um formulário que, na verdade, é um arquivo contendo vírus para efetuar o roubo de dados bancários.

Para alertar os brasileiros, Eduardo Lopes, diretor da Nodes Tecnologia, afirma que os usuários não devem abrir qualquer link enviado pelo nome da Receita Federal, já que todos os comunicados do órgão são feitos através de cartas. “Quando a Receita Federal necessita obter detalhes sobre uma declaração, ela envia um comunicado pelos Correios. Por tanto, esta mensagem é um ataque cibernético que deve ser evitado a partir da atenção do usuário a este tipo de ação criminosa”, explicou.

Como forma de proteção de dados, o especialista orienta que todos os contribuintes mantenham o sistema operacional de seus aparelhos atualizados, além de antivírus não só em computadores como em dispositivos móveis. “Esta é uma tarefa fácil e que eleva o nível de proteção contra os ataques dos criminosos cibernéticos", finalizou Lopes.