Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crianças demonstram em evento como hackear dados de uma eleição

Por| 13 de Agosto de 2018 às 16h27

Link copiado!

Crianças demonstram em evento como hackear dados de uma eleição
Crianças demonstram em evento como hackear dados de uma eleição

Durante a convenção anual de hackers, a Def Con, uma demonstração de como transformar uma cabine de votação em uma jukebox (com direito a exibição de animações básicas no display) chamou a atenção para uma recorrente preocupação no setor de cibersegurança.

A segurança das urnas eleitorais e do banco de dados do governo sempre foi um motivo de preocupação para a área. E embora a demonstração durante o evento em Las Vegas, dentro do hotel Caesar’s Palace tenha sido ótima, só torna mais alarmante a questão. Afinal, isso mostra como pode ser fácil manipular votos e até mesmo alterar o curso de uma eleição. Além disso, a problemática foi apontada pelos organizadores da Def Con usando crianças, para exemplificar a facilidade do processo.

Para toda essa exibição, porém, a Def Con se preparou bastante, primeiramente recrutando Brian Markus, especialista em cibersegurança, para que criasse réplicas de sites do governo voltados a resultados eleitorais. O motivo para a participação de Markus tem a ver com suas experiências passadas, afinal a figura em questão já fez parte do comitê consultivo de telecomunicações do setor de Segurança Nacional do Presidente.

Além dele, engenheiros da plataforma de comunicações e segurança Wickr também foram consultados para reforçar a construção das páginas. Por fim, 47 crianças foram levadas ao evento e 87% delas conseguiu encontrar brechas nas réplicas dos sites.

Continua após a publicidade

De acordo com o fundador da Wickr, Nico Sells, em fala ao Tech Crunch, “o verdadeiro motivo pelo qual estamos fazendo isso é porque não estamos nos preocupando o suficiente com o fato de que alguém pode realmente bagunçar uma eleição. E mostrar isso com uma criança de 8 anos pode chamar a atenção para o problema de uma forma que possamos solucioná-lo, do contrário nossa democracia será arruinada”.

Em resposta à demonstração organizada pela Def Con, a Associação Nacional dos Secretários do Estado emitiu uma notificação advertindo a prática. A organização até mesmo elogiou a iniciativa do evento para conscientizar sobre a cibersegurança, mas pareceu estar cética quanto a alguns detalhes do trabalho – como a estrutura das réplicas de sites, por exemplo.

Fonte: Digital Trends