Bancos turcos foram alvos constantes de ataques hackers nas últimas semanas

Por Redação | 28.12.2015 às 13:05

A Turquia está enfrentando uma grande onda de ataques cibernéticos em sites de instituições financeiras e governamentais neste final de ano. As ações intensificaram durante o Natal, resultando na interrupção temporária das operações de cartão de crédito.

Um vídeo lançado nesta semana e atribuído ao grupo Anonymous prometeu retaliação por supostas ligações do governo de Ancara com o Estado Islâmico. Alguns meios de comunicação da Turquia também especulam que os ciberataques podem estar sendo realizados pela Rússia em resposta à queda de um bombardeiro russo no final de novembro no espaço aéreo sírio. O ataque aos servidores turcos tem sido persistente nas últimas semanas, com os bancos turcos sofrendo uma queda de sites e problemas nas transações com cartão de crédito no dia de Natal. Isbank, Garanti e Ziraat Banco estavam entre os alvos.

"É difícil determinar onde estes ataques são provenientes, com trabalho detalhado será entendido se esses ataques são realizados por hackers ou por certos grupos", afirmou o ministro das Comunicações da Turquia, Binali Yildrim. Os ataques DDoS em domínios .tr" da Turquia são graves, incluindo endereços de ministérios, bancos e departamentos militares do país. O ministério pediu ao Middle East Technical University de Ancara (ODTU), que opera o domínio ".tr" para reforçar as medidas de segurança. Uma análise feita pela instituição revelou que os ataques são provenientes de "fontes organizadas" de fora do território turco.

A Turkish Telecom, provedora de internet e serviços do país, afirmou que está atenta 24 horas para enfrentar os "milhares de ataques" que estão acontecendo. A maioria das instituições turcas utiliza os serviços da Turkish Telecom. "Os ataques são sérios. Mas o alvo não é a Turkish Telecom. Em vez disso, os bancos e as instituições públicas estão sob ataque pesado", afirmou o porta-voz da companhia.

O setor bancário é uma das áreas que mais crescem em serviços online no país, com o equivalente a 1.5 - 2 bilhões de transações diárias realizadas. 85% das transações bancárias diárias realizadas na Turquia são executadas em plataformas digitais.

Fonte: RT

Fonte: https://www.rt.com/news/327119-turkey-banks-cyber-attacks/