Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Atacantes usam AdWords para infectar usuários do MacOS que tentam baixar Chrome

Por| 01 de Novembro de 2016 às 16h58

Link copiado!

Atacantes usam AdWords para infectar usuários do MacOS que tentam baixar Chrome
Atacantes usam AdWords para infectar usuários do MacOS que tentam baixar Chrome

Pesquisadores da empresa norte-americana de cibersegurança Cylance identificaram um novo ataque que estava utilizando a própria plataforma de links patrocinados do Google, o AdWords, para infectar usuários do sistema macOS.

De acordo com a companhia, atacantes compraram o principal resultado para buscas feitas no Google pelo termo "Google Chrome". No anúncio, os atacantes simulavam um link direto para a página de download oficial do navegador, mas, na realidade, direcionam o usuário para a página falsa googlechromelive.com.

No site malicioso, um link simulando o download realiza novos redirecionamentos, descarregando desta vez arquivo malicioso FLVPlayer.dmg na máquina. Apelidado de OSX/InstallMiez ou OSX/InstallCore, o malware instala então o "scareware" Macpurifier, um programa falso que indica que o Mac do usuário estaria infectado e precisaria do download de novos arquivos para limpar a máquina – aumentando assim a infecção com outros malwares.

Continua após a publicidade

Programa malicioso Macpurifier indica que o dispositivo estaria infectado, baixando novos malwares para "limpá-lo" (foto: Reprodução)

O Google foi informado da campanha maliciosa na última terça-feira (25) e já retirou a publicidade do ar. Ainda assim, a recomendação é que usuários que tenham baixado o navegador Chrome em um Mac nos últimos dias realizem um escaneamento da máquina para garantir que nada está fora de ordem.

Fonte: The Register