Publicidade

Anonymous consegue sequestrar computadores da Anatel

Por| 01 de Julho de 2016 às 19h01

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Anatel

Todas as polêmicas envolvendo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) parecem estar longe de terminar. Na luta pelo fim da franquia de dados da internet, o grupo hacker Anonymous acaba de divulgar publicamente em sua página do Facebook que conseguiu sequestrar e criptografar os computadores da agência.

O movimento já é o terceiro nos últimos meses. O grupo já foi responsável por tirar do ar e hackear a base da dados da agência, e agora, por meio de um ataque de ransomware, os ativistas esperam que a Anatel torne a internet fixa ilimitada.

A célula brasileira explica que é comum que os ataques de ransomware sejam utilizados com fins lucrativos: a ideia dos crackers é pedir um valor financeiro para desbloquear os arquivos, mas que este não é o objetivo do grupo: "como nós somos uma ideia que luta por justiça, e não por dinheiro, estamos exigindo que a Anatel tome uma atitude e proíba de forma definitiva o limite de franquia para a internet fixa, desejo das grandes operadoras".

A Anonymous afirma que tem as senhas para a libertação das máquinas, mas que só tornará a informação pública caso as exigências sejam cumpridas por parte da agência nacional.

Continua após a publicidade

Confira o texto divulgado na íntegra:

"Depois de ter o site derrubado por uma semana...

Depois de hackear a base de dados da agência...

Depois de sofrer ‪#‎exposed‬ de toda a diretoria e gerencia...

Continua após a publicidade

Depois de flagrarmos funcionários da Anatel frequentando sites de traição...

Eis que hoje, dia 1 de julho de 2016, inauguramos uma nova fase nas ações hackativistas pela liberdade da informação no Brasil.

Há algumas horas, diversos computadores da Anatel previamente identificados como alvos estratégicos por Anonymous sofreram um ataque de Ransomware, cujo objetivo é cobrar da agência uma posição firme, imutável e permanente sobre o fimda franquia de dados na internet fixa.

Para quem não sabe, Ransomware é um tipo de "vírus" que sequestra e criptografa totalmente o PC da vítima, exigindo uma senha para desbloqueá-lo. Não há nenhuma maneira conhecida, até hoje, para quebrar essa senha.

Continua após a publicidade

Nos últimos anos, os ataques de Ransomware foram utilizados para fins lucrativos. Crackers enviavam o vírus para empresas e grandes corporações, exigindo um valor de resgate para a senha que desbloqueia seus arquivos.

No entanto, como nós somos uma ideia que luta por justiça, e não por dinheiro, estamos exigindo que a Anatel tome uma atitude e proíba de forma definitiva o limite de franquia para a internet fixa, desejo das grandes operadoras.

Nós temos a senha para a libertação dos PCs infectados da Anatel, e a tornaremos pública somente após essa questão ser devidamente resolvida, e que a internet fixa no Brasil seja verdadeiramente livre e ilimitada.

Nós somos Anonymous.

Continua após a publicidade

Nós não perdoamos.

Esperem por nós."

Fonte: Anonymous