Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Além do Yahoo: veja outros 5 grandes cibertaques da história

Por| 23 de Setembro de 2016 às 18h22

Link copiado!

Além do Yahoo: veja outros 5 grandes cibertaques da história
Além do Yahoo: veja outros 5 grandes cibertaques da história
Tudo sobre Yahoo

Divulgado esta semana, o ciberataque sofrido pelo Yahoo já entra na história como um dos maiores já realizados ao comprometer mais de 500 milhões de contas. Segundo especialistas, é o maior que se tem conhecimento até hoje. Além de escrever seu nome nos livros, o Yahoo fica com sua marca ainda mais comprometida, podendo inclusive abalar sua venda para Verizon, anunciada no mês passado, mas que ainda não foi concluída.

O hack no Yahoo é mais um em uma longa linha de ataques, que ficam cada vez mais agressivos e audaciosos. Segundo a opinião de especialistas tais como Ari Schwartz, ex-diretorna de cibersegurança do governo dos EUA, as coisas podem piorar ainda mais para a frente. "Está mais fácil do que nunca para invadir sistemas", afirmou.

Para ilustrar esta longa história de ciberataques, listamos cinco casos em que hackers invadiram e comprometeram os dados de grandes empresas, indo de consequências financeiras até o vazamento de informações sensíveis.

MySpace

Continua após a publicidade

Antes do Yahoo, um dos maiores vazamentos de contas do qual se tinha conhecimento era o do MySpace. Divulgado em maio deste ano, cerca de 360 milhões de contas foram invadidas e 427 milhões de senhas roubadas. Para conter a sangria, a empresa pediu para todos os usuários do site antes de 2013 trocassem suas senhas.

Ashley Madison

Continua após a publicidade

Esse não foi um dos maiores em termos de escala, mas as informações que o site Ashley Madison tinha eram das mais comprometedoras. O site se especializou em promover encontros entre pessoas comprometidas - ISSO MESMO. Em agosto do ano passado, toda a lista de usuários da plataforma foi roubada e vazada, contendo informações sigilosas até mesmo de personalidades conhecidas e políticos nos Estados Unidos. Quem mandou pular a cerca, não é mesmo?

Sony

Em 2014, uma invasão aos sistemas da Sony Pictures custou mais de US$ 15 milhões para a produtora. Foram informações pessoais de aproximadamente 47 mil executivos e estrelas do mercado cinematográfico ligados à empresa, projetos de filmes, assim como trocas de emails confidenciais, todas elas vazadas por hackers. No imbróglio todo, a co-presidente do conselho da Sony, Amy Pascal, perdeu o emprego. A origem do ataque foi rastreada pelo FBI e ligada a uma possível retaliação da Coréia do Norte ao lançamento da comédia "A Entrevista", que fez piada com o líde do país, Kim Jong Un.

Continua após a publicidade

LinkedIn

A rede social para profissionais sofreu um ataque em 2012, com mais de 100 milhões de contas e senhas roubadas. O hacker responsável chegou a colocar as informações à venda na Deep Web por cerca de 2,2 mil bitcoin. Desde então, a empresa adotou medidas mais pesadas de segurança, como encriptação em seus dados e autenticação em dois estágios para seus usuários.

Dropbox

Continua após a publicidade

Outro hack que data de 2012. Cerca de 68 milhoes de contas no serviço e armazenamento online foram comprometidas. Para conter a situação, a empresa disse que o problema só afetou os contatos de emails dos usuários. Mesmo assim, a companhia investiu em uma atualização para que seus usuários mudassem suas contas e senhas.