Sony descobre que financiou atividades do Anonymous

Por Ultradownloads | 08 de Março de 2012 às 10h50

É engraçado como o mundo dá voltas.

Pelo que parece, a Sony acabou financiando, indiretamente, o grupo hacker Anonymous, organização que atacou o sistema PlayStation Network no ano passado e o deixou fora do ar por alguns meses.

A história toda aconteceu por conta de um comercial do PlayStation Vita, o novo portátil da empresa, que possui uma música do grupo Atari Teenage Riot. A banda em questão é conhecida por sua postura ativista e protestante. Veja o vídeo abaixo:

A Sony acabou pagando os direitos da música à dupla da banda, e esse dinheiro acabou chegando aos bolsos do Anonymous. Tudo por conta de Alec Empire, líder da banda, que resolveu doar o lucro do comercial para os hackers. A história foi revelada por ele mesmo através do seu blog pessoal.

No post, Empire coloca que essa atitude foi uma forma de vingança pessoal contra a multinacional, que utilizou uma música sua para um comercial de uma câmera filmadora sem sua autorização em 1999. O Anonymous agradeceu publicamente o apoio de Alec.

Mas o mais engraçado disso tudo é que o Atari Teenage Riot ainda lançou o clipe dessa mesma música, Black Flags, com várias referências ao Anonymous. Já no começo da música ele solta "Anonymous Teenage Riot", e aparecem diversas pessoas com a máscara de Guy Fawkes, presente em V de Vingança e marca registrada do grupo hacker.

Depois dessa, acho difícil ouvirmos qualquer outra música de Alec e sua banda em algo veiculado à Sony.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.