Perdeu a senha? veja como recuperar o acesso a seus arquivos no Windows

Por Cadu Silva

Esqueceu sua senha e precisa acessar os arquivos do Windows? Não se preocupe, existem algumas opções. A seguir, vamos ver algumas delas e como se proteger.

Cada uma das maneiras listadas tem seus pontos fortes e fracos. Vamos ver três dos melhores e mais comuns métodos, além de falar um pouco de como eles funcionam para que você conheça os pontos fracos e possa proteger seu computador.

01. Acesse seus arquivos com um LiveCD Linux

Se você não precisa do sistema operacional, mas apenas de alguns arquivos, não precisa esquentar a cabeça. Simplesmente pegue aquele LiveCD empoeirado e faça boot por ele para depois copiar os arquivos desejados para algum pen drive ou HD externo.

Acessando arquivos pelo Ubuntu

Como funciona: baixe um arquivo ISO de alguma distribuição Linux - como o Ubuntu - e grave num CD (ou num pen drive). Coloque o disco (ou o pen drive) no computador que deseja acessar e faça boot por ele.

Escolha "Experimentar o Ubuntu" quando o primeiro menu aparecer e então você estará na área de trabalho do sistema. A partir daí, será possível acessar os discos rígidos conectados através do menu Locais. Lá, você pode selecionar a unidade onde está o Windows, que apesar de estar em formato NTFS, poderá ser operado pelo Ubuntu normalmente.

Note que, dependendo das permissões de alguns arquivos, você pode precisar de acesso como root. Caso esteja tendo problemas ao ver ou copiar alguns arquivos, abra uma janela do Terminal e digite "sudo nautilus" sem aspas, deixando a senha em branco quando solicitada. Agora você pode acessar qualquer lugar e fazer qualquer coisa.

Como barrar: esse método dá acesso ao sistema de arquivos, mas usuários maliciosos não podem acessar arquivos criptografados, ainda que usem o sudo. Por isso, se você ou o dono do computador criptografou o disco rígido ou alguns arquivos, não será possível fazer nada com eles.

02. Removendo a senha com o Trinity Rescue Kit

Se o acesso ao sistema operacional for necessário, o Trinity Rescue Kit é uma boa opção para realizar a invasão. Você vai precisar usar algumas linhas de comando, mas desde que siga atentamente as instruções, tudo vai dar certo.

Trinity Rescue Kit

Como funciona: baixe o arquivo ISO do site oficial e grave num disco. Faça boot por ele e aguarde o carregamento. Quando chegar ao menu principal:

  1. Escolha "Windows Password Resetting" e vá em "Interactive Winpass";
  2. Em seguida, siga as instruções na tela;
  3. Selecione a partição que deseja editar;
  4. Escolha "Edit User Data and Passwords";
  5. Digite o nome do usuário que deseja editar;
  6. Escolha a opção 1 "Clear (Blank) User Password";

Quando terminar, você pode digitar um ponto de exclamação (!) para voltar ao menu principal. Nele, pressione a letra Q para sair do menu do Winpass. Reinicie seu computador para ter acesso ao Windows sem digitar senha. Viu? Nem doeu.

Como barrar: mais uma vez, o ponto fraco deste método é que ele não lida com criptografia. Remover a senha vai impedir que você acesse qualquer arquivo criptografado, o que pode tornar todo o sistema operacional inútil caso o HD inteiro esteja criptografado.

Mas se a criptografia se limita a apenas alguns arquivos, você será capaz de acessar todos os demais que não estão criptografados sem problemas. Esse método também é ineficaz em computadores que usam o Windows 8 com uma conta da Microsoft, mas caso você use uma conta local, será possível usá-lo normalmente.

03. Desvende a senha com o Ophcrack

Enquanto os demais métodos falham com sistemas ou arquivos criptografados, este permitirá que você acesse tudo o que for possível, incluindo o que estiver criptografado, já que ele se baseia na descoberta da senha do usuário em vez de contorná-la. Também funciona em computadores com Windows 8, mesmo que uma conta da Microsoft esteja sendo usada em vez de uma conta local.

Desvendando a senha com o Ophcrack

Como funciona: tudo o que você precisa fazer é baixar e gravar o LiveCD do Ophcrack num disco e fazer boot por ele. Caso esteja tentando descobrir a senha de um computador com Windows 7 ou Windows 8, baixe a versão para Windows Vista.

Pode demorar um pouco para iniciar, mas eventualmente você chegará numa área de trabalho e será iniciado o processo de descoberta da senha. Caso isso não aconteça, escolha "Text Mode" no menu original.

Mais uma vez, isso pode demorar um pouco. Você verá as senhas pipocando no painel do topo da janela e será notificado caso ele não consiga encontrar a sequência certa. Agora é hora de reiniciar o sistema e fazer login usando as senhas informadas.

Como barrar: o Ophcrack usa Rainbow Tables para desvendar as senhas diretamente. Portanto, ainda que consiga funcionar em sistemas operacionais criptografados, não pode descobrir toda e qualquer senha.

Para aumentar as chances de que sua senha não seja descoberta usando o Ophcrack e similares, use sequências grandes e complicadas com mais de 14 caracteres. Quanto mais forte a senha, mais difícil será para o Ophcrack desvendá-la.

...

Existem outros inúmeros métodos para invadir uma máquina com Windows, mas essas são as melhores e mais úteis disponíveis. Experimente na sua própria máquina e surpreenda-se em saber como é fácil para alguém ter acesso a ela.

Quer evitar isso? Criptografe seus dados e use senhas fortes e longas para manter-se protegido. Você pode usar esse ou esse site para gerar senhas fortes.