Primeiro Ministro da Nova Zelândia pede desculpas a Kim DotCom por espioná-lo

Por Redação | 27 de Setembro de 2012 às 12h16

O Primeiro Ministro da Nova Zelândia, John Key, pediu desculpas formais ao hacker Kim Dotcom, fundador do Megaupload, pela espionagem conduzida contra ele pelo Departamento Governamental de Comunicação de Segurança (GCSB).

De acordo com a CNET, os Estados Unidos condenaram Dotcom por violação de direitos autorais e, em janeiro deste ano, a polícia neozelandesa invadiu sua casa e o prendeu. Logo após a operação, o GCSB começou a coletar informações do hacker juntamente com o departamento de inteligência do país.

Porém, pela legislação do país, o GCSB não pode realizar esse tipo de vigilância e investigação contra qualquer cidadão neozelandês e a agência acreditava que Kim Dotcom ainda não era um cidadão do país, já que ele nasceu na Alemanha. Isso significa que a espionagem foi inconstituicional.

Primeiro ministro NZ Kim DotCom

Ainda não se sabe no que o pedido de desculpas poderá ajudar DotCom em seus processos nos EUA

"Peço desculpas ao Sr. Dotcom", afirmou Key em um relatório governamental divulgado pelo site TNZ. "Peço desculpas a todos os neozelandeses, porque todo neozelandês tem direito de ser protegido pela lei quando se trata do GCSB, e nós falhamos e não conseguimos prever a proteção adequada para ele".

Ainda não se sabe no que o pedido de desculpas formal poderá ajudar Dotcom nos processos judiciais contra ele formalizados pelo governo norte-americano ou as intenções do país em extraditá-lo. Dotcom é acusado de incentivar os usuários do Megaupload a fazerem download de conteúdos ilegais e protegidos pelas leis de direitos autorais.

"Numerosos atos ilícitos praticados pelo governo da Nova Zelândia contra nós foram expostos. Está na hora de uma investigação completa, transparente e independente", afirmou Kim Dotcom após receber o pedido de desculpas do Primeiro Ministro.

E nesta quarta-feira (26), Kim DotCom divulgou um vídeo apresentando alguns dos detalhes do seu novo site de músicas, o Megabox.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.