Polícia prende holandês suspeito do maior ataque DDoS de todos os tempos
As autoridades de Barcelona, na Espanha, prenderam um holandês suspeito de estar por trás de um dos maiores ciberataques que já atingiu a web. O homem tem 35 anos e foi detido após um pedido do Ministério Público da Holanda.
De acordo com as notícias da BBC News, acredita-se que este homem seja Sven Kamphuis, o proprietário e gerente da empresa de hosting Cyberbunker. As autoridades estão planejando transferi-lo para seu país de origem.
O ataque do qual ele está sendo acusado aconteceu no final de março e atingiu toda a rede mundial de computadores. O caso foi considerado como o maior ataque DDoS da história e afetou alguns serviços populares, como a Netflix.
Saiba mais: Internet sofre o maior ataque DDoS de todos os tempos
A BBC disse que as autoridades de Barcelona estavam agindo a pedido de um promotor público holandês, que só iria identificar o suspeito como "SK". A polícia também revistou a casa em que ele estava hospedado e confiscou computadores, telefones e discos rígidos.
Diversos veículos já haviam noticiado anteriormente que a empresa de hospedagem Cyberbunker poderia estar por trás do ataque contra a Spamhaus, uma organização anti-spam. O nome de Kamphuis surgiu entre os suspeitos pois, recentemente, o endereço do Cyberbunker tinha entrado para a lista negra da Spamhaus. Na época, o próprio empresário disse à BBC que a empresa estava abusando do seu poder e tentando "vetar" o que acontece na internet.
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.