PlayStation Network teria sido atacada por hackers novamente

Por Redação | 08 de Dezembro de 2014 às 15h45

Aconteceu de novo: a rede PlayStation Network teve na manhã desta segunda-feira (8) mais uma grande pane, a terceira no ano. E a suspeita é, mais uma vez, de ataque hacker, atribuído ao grupo Lizard Squad, o mesmo que derrubou a Xbox Live na semana passada.

De acordo com o Extreme Tech, o Lizard Squad teria utilizado mais uma vez o famoso ataque de negação de serviço, o DDoS (Distributed Denial of Service). E o golpe é duro para a Sony porque acontece apenas algumas semanas depois de uma invasão que resultou em vazamento massivo de informações confidenciais, como credenciais, dados sobre funcionários e seus salários, entre outras coisas. Some isso à investida hacker que também levou, entre outros documentos importantes, ao vazamento de cinco filmes inéditos da Sony Pictures.

PSN HACKED

A queda desta segunda durou duas horas e, enquanto a PlayStation Network e a PlayStation Store ficaram intermitentemente indisponíveis, o Lizard Squad publicava uma mensagem via Twitter, assumindo a autoria do DDoS e sobrecarregando os servidores da Sony com a ajuda de milhares de computadores ao redor do mundo, muitos deles "zumbis" contaminados por malwares.

PSN HACKED

Ainda não se sabe exatamente se há uma frente organizada "anti-Sony" planejando esses ataques. A Coreia do Norte originalmente era suspeita de estar por trás de algumas dessas quedas de rede, como retaliação ao filme A Entrevista, cheio de piadas sobre o rígido sistema do país. O governo norte-coreano, contudo, negou sua participação.

O FBI já está trabalhando com a Sony em busca da origem do vazamendo dos filmes. Ainda que sejam encontrados os culpados e até mesmo penalizados, tudo leva a crer que a própria gigante japonesa também seja parcialmente responsável pela fragilidade de seus sistema de segurança, que sequer conta com medidas mais severas para evitar a invasão de hackers.

A Sony, por enquanto, ainda não deu explicações sobre a queda desta segunda-feira.

Fonte: http://www.extremetech.com/computing/195507-sonys-playstation-network-taken-down-by-ddos-as-company-reels-from-last-months-massive-sony-pictures-hack

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.