Novo malware faz com que caixas eletrônicos ejetem dinheiro automaticamente

Por Redação | 09 de Outubro de 2014 às 12h02

Os criminosos estão realizando a instalação de programas maliciosos bastante sofisticados em caixas eletrônicos nos bancos para controlá-los remotamente e roubar dinheiro facilmente. A empresa especializada em segurança online Kaspersky e a Interpol alertaram sobre um novo malware que permite ejetar dinheiro em caixas eletrônicos. As informações são do Ars Technica.

Batizado de "Tyupkin" pela Kaspersky, o vírus gera códigos que mudam de maneira rotativa e possibilitam sacar notas no caixa eletrônico. Assim, os ladrões conhecidos como "mulas de dinheiro" acessam as máquinas em determinados momentos estratégicos do dia com um código gerado pelo próprio celular.

Na Rússia e no Leste Europeu, mais de 50 caixas eletrônicos foram encontrados infectados com o malware. Tanto a polícia quanto a empresa de segurança digital especulam que milhões de dólares foram sacados ilegalmente. Relatos contam que o malware também foi utilizado nos Estados Unidos, China e Índia.

Segundo o pesquisador de segurança da Kaspersky, Vicente Diaz, os ataques mostram que os criminosos estão apresentando táticas cada vez melhores para lograr êxito em seus crimes cibernéticos. "Ao longo dos últimos anos, temos observado uma grande ascensão em ataques a caixas eletrônicos usando dispositivos de skimming e softwares mal-intencionados. Agora estamos vendo a evolução natural desta ameaça", declarou.

O malware que ataca os caixas eletrônicos ainda mostra quanto dinheiro está na máquina e, como estratégia para não chamar a atenção, só funciona nas noites de domingo e segunda-feira. O malware consegue liberar até 40 notas de uma só vez.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/44574/44574

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.