Nova falha recém descoberta ataca usuários do Windows XP

Por Redação | 02.12.2013 às 17:44

A empresa de segurança FireEye detectou um novo tipo de ataque contra usuários do Windows XP que funciona em conjunto com uma brecha no Adobe Reader e permite a instalação de malwares na máquina do usuário, além de dar acesso aos arquivos e privilégios de administrador ao hacker.

A Microsoft já está ciente do problema e diz que a falha se trata de uma vulnerabilidade de elevação de privilégios, permitindo executar códigos arbitrários no modo do kernel. Com isso, o criminoso poderá instalar programas; ver, alterar ou excluir dados e criar contas de usuário com privilégios de administrador.

A falha não funciona em versões posteriores ao Windows XP e Windows Server 2003 e, além disso, ela requer que o criminoso tenha os dados de logon de alguma conta de usuário e acesso físico ao sistema. Segundo a Microsoft, a falha não pode ser explorada remotamente ou por usuários anônimos.

De qualquer forma, mantenha seu sistema, programas e antivírus sempre nas versões mais recentes e com as definições de vírus mais novas. Vale lembrar que em menos de seis meses, o Windows XP será descontinuado definitivamente e falhas como esta não serão mais corrigidas, por isso mude já de sistema operacional.

No Comunicado de Segurança emitido pela Microsoft, você poderá encontrar mais informações sobre a falha e ver como contornar o problema enquanto não é lançada uma correção pelo Windows Update.