Siga o @canaltech no instagram

Mensagem de voz falsa no Facebook visa roubar identidade do usuário

Por Redação | 16 de Maio de 2013 às 09h42
Tudo sobre

Visa

Saiba tudo sobre Visa

Ver mais

Mais um golpe contra os usuários do Facebook foi descoberto pela Bitdefender, desenvolvedora de softwares antivírus. Os cibercriminosos estão enviando e-mails com supostas mensagens de voz em nome de um de seus contatos na rede social, usando o mesmo layout das mensagens enviadas pelo próprio Facebook, e o golpe visa roubar a identidade de usuário da vítima.

O e-mail contém um suposto link para ouvir a mensagem gravada, no entanto, esse link realiza o download de um malware que, uma vez instalado, pode roubar informações pessoais da vítima e afetar o funcionamento do sistema operacional do seu computador. Junto com o malware, também se instala no computador da vítima um software de propagação do vírus, com a extensão 'clp' se alojando dentro da pasta Windows System 32, e a partir daí, enviando para seus contatos o mesmo tipo de mensagem.

Eduardo D'Antona, Country Partner da Bitdefender no Brasil, sugere que os usuários, ao receberem um e-mail desse tipo, passem o mouse sobre o hiperlink para verificar se realmente se trata de uma mensagem originária do Facebook, caso contrário o e-mail deve ser apagado imediatamente. "Grande parte das mudanças nas políticas de acesso que se verifica junto ao Facebook ultimamente, gerando inclusive lentidão em alguns casos, se deve a cuidados de segurança que os gestores da rede precisam adotar para fazer frente a ataques que estão cada vez mais sofisticados", disse.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Além do roubo de dados, o malware é capaz de prejudicar o funcionamento do computador, impedindo que seu sistema consiga ser limpo, a não ser pela formatação completa. Os especialistas da Bitdefender afirmam que mensagens das redes sociais são tão fáceis de serem falsificadas quanto e-mails comuns e por isso, aconselha-se que os usuários sempre mantenham seus antivírus atualizados.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.