Hacker preso se redime e cria sistema para proteger caixas eletrônicos

Por Redação | 17 de Maio de 2013 às 14h55

Valentin Boanta, 33 anos, está cumprindo uma sentença de cinco anos na Romênia por fornecer a uma quadrilha de criminosos um equipamento capaz de roubar dados dos cartões de crédito dos usuários diretamente em caixas eletrônicos. Em seu tempo na prisão, Boanta pensou bastante na vida e nas coisas que andou fazendo e resolveu se redimir. Nos últimos meses, ele desenvolveu um novo sistema que promete proteger os caixas de ataques de hackers - ou seja, de pessoas parecidas com ele. As informações são da Reuters.

O hacker afirma que começou a desenvolver os equipamentos por empolgação e que nunca os utilizou em benefício próprio, apenas os revendeu para terceiros. Boanta afirmou que quando foi preso, em 2009, ele começou a perceber o resultado negativo de suas ações e começou a reavaliar sua vida. "Quando fui pego, fiquei feliz. Esta libertação abriu um caminho para eu trabalhar para o lado bom", explicou.

Após ser condenado, Valentin Boanta começou a desenvolver seu projeto com base no fato de o sistema disponível nos caixas eletrônicos ser antigo, o que facilita sua violação. "Qualquer caixa eletrônico pode ser invadido por um esquema criminoso. Minha solução de segurança, o SRS, torna um caixa eletrônico inviolável", afirmou.

Hacker proteção bancos

Reprodução: Reuters

O Security Resolving System (SRS) funciona da seguinte forma: ao utilizar um caixa eletrônico, o usuário deverá inserir seu cartão e, em seguida, o sistema gira o cartão para que os criminosos não consigam ter acesso à sua faixa magnética e obter informações sigilosas. O cartão é devolvido para o cliente depois de sua rotação sem nenhum problema.

O projeto de Boanta já foi patenteado e está sendo desenvolvido pela MB Telecom, de Bucareste, e também foi premiado no Salão Internacional de Invenções de Genebra 2013, na Suíça. O criador do SRS afirmou que o sistema deverá estar disponível em breve, mas ainda não revelou o custo por sua adaptação e utilização.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.