Grupo hacker adquire controle momentâneo de domínio do Facebook

Por Redação | 06.02.2014 às 13:18

Para desejar seu feliz aniversário ao Facebook, o Exército Eletrônico da Síria decidiu mais uma vez usar a rede social como alvo de um ataque. Segundo screenshot publicada no Twitter oficial do grupo, os ativistas teriam obtido controle do domínio do serviço, alterando uma série de informações relacionadas a ele.

Nada mudou para os usuários do site, mas na imagem, o grupo hacker mostra ter modificado o endereço, estado e país do registro do Facebook para a Síria, além de ter modificado o email utilizado para compra. A quebra de segurança foi resolvida em poucas horas e, no momento, a URL da rede social já voltou a seu estado normal.

WHOIS Facebook

O ataque tem a ver com uma invasão dos serviços do MarkMonitor, empresa que desenvolve uma série de ferramentas de segurança para marcas, incluindo softwares de gerenciamento de domínios. Ao ganhar acesso ao painel de administrador do sistema, o Exército Eletrônico da Síria teve acesso e mudou informações não apenas do Facebook, mas também de outras companhias.

Em screenshots publicadas na sequência, os hackers mostraram também possuir acesso a URLs do Google, Yahoo! e Amazon, também cadastradas no MarkMonitor. Até onde se sabe, porém, nenhuma alteração foi feita em tais domínios e o próprio grupo afirmou que a empresa de softwares retirou seu painel de controle do ar para resolver a falha que possibilitou o acesso.