Falha do Chromecast permite que hacker 'sequestre' aparelho e reproduza vídeo

Por Redação | 21 de Julho de 2014 às 18h29

Quem conhece o Chromecast, o dongle do Google para streaming de conteúdo, sabe o quanto é fácil configurá-lo. E toda essa facilidade de ajustes do dispositivo representou também uma porta de entrada para os serviços dos hackers: já conseguiram desenvolver um outro dispositivo capaz de "sequestrar" Chromecasts a fim de reproduzir o clipe "Never Gonna Give You Up", de Rick Astley. As informações são do Engadget.

O analista e hacker Dan Petro criou o Rickmote Controller, aparelho responsável pela façanha. A caixinha, com base no microcomputador Raspberry Pi, simplesmente enche o Chromecast de requisições de desconexão Wi-Fi, até levar o adaptador para seu modo de configurações. Depois disso, fica fácil para o Rickmote criar sua própria conexão e disparar o videoclipe.

Apesar de ser uma modificação hacker no Chromecast, não há motivo para pânico: mesmo se hackers resolverem fazer uma brincadeira dessas com o seu dongle, eles teriam primeiramente que conseguir quebrar a senha de sua rede sem fio ao mesmo tempo em que você estivesse utilizando o Chromecast.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O Rickmote já é uma prova cabal de que o Chromecast possui suas vulnerabilidades, mas isso não fará com que o Google corrija a falha imediatamente. Afinal de contas, o que mais chama a atenção no dispositivo de streaming é justamente sua facilidade de configuração, e parece que a empresa não quer colocar mais barreiras de segurança no dispositivo, uma vez que isso daria muito mais trabalho do que recompensas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.