Estudo: Brasil está entre os cinco países alvo de hackers em ataques à empresas

Por Redação | 11 de Junho de 2013 às 07h15

O Brasil está entre os cinco principais países alvo de hackers em ataques a empresas no último bimestre, segundo o último levantamento da RSA, divisão de segurança do grupo EMC. Os hackers têm utilizado com muita frequência nos ataques às companhias nacionais a técnica do phishing, que visa obter dados pessoais ou informações sigilosas através de uma fraude eletrônica.

Segundo a pesquisa, os países mais buscados pelos hackers para ataques virtuais contra empresas foram Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Brasil e Austrália. Em março deste ano, o Brasil ficou na quarta colocação, empatado com a Índia, que deteve 4% dos ataques virtuais; já em abril, o país ficou também na quarta posição com a mesma porcentagem de ataques, só que dessa vez empatado com a Austrália. Estados Unidos e Reino Unido foram os líderes em ataques no bimestre.

O relatório ainda aponta que, no período analisado, 571 marcas sofreram ataques de cibercriminosos (260 em março e 311 em abril). Os números indicam que o mês de abril apresentou aumento de 20% no número de ataques em relação ao mês anterior. Em 2012, os ataques feitos por meio do phishing resultaram em um prejuízo de US$ 1,5 bilhão (R$ 3 bilhões) para a economia mundial, aumento de 22% em comparação a 2011, e no mesmo ano, os cinco países mais atacados foram Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Brasil e África do Sul, respectivamente.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.