Aplicativos Android podem gravar vídeos e fotos sem que usuário perceba

Por Redação | 22 de Maio de 2014 às 17h42
photo_camera Divulgação

O cientista da computação e blogueiro Szymon Sidor encontrou uma vulnerabilidade explorada via aplicativos do sistema operacional Android que vai deixar todo mundo em alerta. Ele afirma que é possível utilizar a câmera dos dispositivos móveis sem que o usuário tenha conhecimento.

Para usar câmeras no Android, seja para registrar fotos ou vídeos, é necessário que haja um preview das imagens. Sidor encontrou uma maneira de burlar o sistema criando um pequeno aplicativo que pré-visualiza o conteúdo usando apenas 1 x 1 pixel, quase imperceptível ao usuário.

Desta forma, Sidor conseguiu gravar imagens mesmo quando seu celular LG Nexus 5 estava com o visor desativado. Com isso, ele também concluiu que quaisquer aplicativos instalados em dispostivos Android podem ser capazes de enviar photos e vídeos para um servidor privado, via web.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Sidor até mesmo fez um vídeo para comprovar, confira:

De acordo com o Phone Arena, o Google já estaria ciente do problema e investigando o caso. Até que alguma providência seja tomada, fica a dica para se manter ainda mais distante de aplicativos suspeitos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.