Será? Anonymous quer 'lembrar o 5 de novembro' com ataque ao Facebook

Por Redação | 05.11.2012 às 12:01

Mais um dia 5 de novembro chegou e o grupo de ciberativistas Anonymous afirma que irá 'lembrar' a data com um ataque ao Facebook e com a distribuição de jogos gratuitos da Zynga, assim como a divulgação de alguns documentos secretos da produtora de jogos.

A data é conhecida por celebrar o dia de Guy Fawkes - inspiração para a máscara utilizada pelo grupo. Fawkes foi um soldado inglês católico e esteve envolvido na 'Conspiração da Pólvora', na qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime I e todos os membros do parlamento britânico. O personagem de Fawkes é usado como referência na graphic novel de Alan Moore, 'V for Vendetta' ('V de Vingança', em português), onde o personagem principal utiliza uma máscara inspirada no rosto do verdadeiro Fawkes e também planeja destruir o parlamento inglês e iniciar uma revolução em uma Inglaterra fictícia.

Anonymous

Os planos do Anonymous contra as duas grandes empresas se deve ao fato da Zynga ter anunciado recentemente o corte de mais de mil postos de trabalho e, claro, de seus jogos sociais estarem hospedados em sua maioria na maior rede social do mundo, o Facebook. Além disso, o grupo afirmou que detém alguns documentos confidenciais da Zynga e que irá revelá-los se a empresa não reverter seus planos estruturais e de negócios.

O Anonymous não detalhou como será realizada sua operação para derrubar o Facebook, e esta não é a primeira vez que os ciberativistas planejam um ataque à rede social. No dia 5 de novembro de 2011, eles afirmaram que iriam tirar do ar o site, mas a operação não foi bem-sucedida.