TSE dá início a atendimento virtual inédito aos eleitores através do Twitter

Por Redação | 21 de Novembro de 2017 às 13h25
divulgação
Tudo sobre

Twitter

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) brasileiro sempre foi apontado como responsável por um dos sistemas de eleições mais seguros e bem pensados do mundo. Sempre atento à tecnologia, o TSE está freqüentemente investindo em inovação para manter a transparência e a segurança dos processos eleitorais.

Desde ontem (20), o TSE está oferecendo aos eleitores o atendimento virtual através das Mensagens Diretas (DM) do Twitter. O intuito é aumentar o acesso a diversos serviços e informações para que o eleitor possa se comunicar com o tribunal com mais praticidade. Através da plataforma, será possível tirar dúvidas, emitir certidões de nada consta junto à Justiça Eleitoral, verificar o endereço dos locais de votação, consultar a situação de regularidade do seu título eleitoral e enviar mensagens para o TRE, como explica essa postagem do perfil do TRE no Twitter:

O atendimento foi criado utilizando a plataforma Twitter Business Solutions, que foi desenvolvida pelo Twitter justamente para facilitar interação entre empresas e seu público, mostrando que empresas públicas também podem fazer bom uso da tecnologia das redes sociais para oferecer aos cidadãos mais acesso aos serviços do Estado.

Daniel Carvalho, o diretor de desenvolvimento de negócios do Twitter para a América Latina, afirmou que "A solução traz uma nova experiência para o eleitor brasileiro. Trata-se de um canal de comunicação do TSE com o cidadão que proporciona um atendimento digitalizado, mais acesso às informações e a possibilidade de resolver questões do dia a dia de forma mais rápida e eficiente".

O canal de atendimento vai funcionar através de chat com bots que estão preparados para tirar as principais dúvidas do eleitor e orientar para as soluções mais práticas.

Atendimento do TSE por Mensagens Diretas através do Twitter

"A tecnologia tem sido uma grande aliada da Justiça Eleitoral, a exemplo do contínuo investimento realizado em sistemas e equipamentos eleitorais. Na mesma linha, a Internet também tem o papel de protagonismo na disseminação de informações e serviços ao eleitor. Ter o Twitter como parceiro é mais uma forma de promover a democracia, ao estarmos próximo do eleitor de forma direta, acessível e informal", disse a coordenadora de campanhas e redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral, Neri Aciolly.

O intuito é oferecer mais funcionalidades para os eleitores num futuro próximo. No início de 2018, novos recursos ainda não divulgados estarão disponíveis para o atendimento a cidadãos no Twitter, prometendo mais comodidade e maior proximidade do TSE com os eleitores durante o ano de eleiçoes gerais.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.