Título de eleitor: tudo o que você pode fazer online

Por Ariane Velasco | 03 de Março de 2020 às 14h30

Existem diversas situações nas quais é necessário acessar dados referentes à sua situação eleitoral, como o título de eleitor, zona e seção para votação e, principalmente, a situação na qual o documento se encontra caso você precise emitir seu passaporte para uma viagem internacional. A boa notícia é que a maioria dessas funções pode ser feita online, sem qualquer necessidade de se locomover. Saiba mais a seguir.

Título de eleitor online (e-Título): como usar na internet

Embora a resposta para a pergunta “posso fazer meu título pela internet?” infelizmente seja negativa, é possível realizar o pré-atendimento para a emissão do documento e diversas outras funções online através do site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e do aplicativo e-Título, que pode ser baixado gratuitamente para Android e iOS.

  • No site do TSE você pode consultar seu local de votação, realizar o pré-atendimento para o alistamento eleitoral ou mudança de endereço, revisar dados cadastrais, quitar multas e verificar sua situação eleitoral. As opções podem ser acessadas logo na página inicial da seção “Título de eleitor”.
É possível começar a fazer o título de eleitor online e acessar diversas outras opções (Captura de tela: Ariane Velasco)

Para verificar o local de votação no qual seu título de eleitor está cadastrado, clique em “Título e local de votação” e insira dados como o número do documento, sua data de nascimento, nome de sua mãe e confirme o captcha abaixo das informações para confirmar que não é um robô. Feito isso, basta clicar em “Consultar”.

Se você não souber o número do título de eleitor, pode usar o CPF (Captura de tela: Ariane Velasco)

Já, se você deseja iniciar o atendimento para fazer o seu título ou solicitar mudança de endereço, clique em “Pré-atendimento eleitoral - Título Net” e, depois, em “Iniciar requerimento”. Depois, informe se você já tem um título, seu nome, data de nascimento e nome dos pais. Para seguir com a solicitação, clique em “Não sou um robô” seguido de “Confirmar”.

O título de eleitor não pode ser feito online, mas o pré-atendimento sim (Captura de tela: Ariane Velasco)

Também é possível emitir boletos para quitar alguma multa que você tenha pendente com o TSE. Para isso, clique em “Quitação de multas” e role a tela até ver “Consulta de débitos do eleitor”. Depois, insira o número do seu título, seu nome, data de nascimento, nome dos pais e confirme o captcha. Sua situação no TSE será exibida e você vai poder emitir o boleto logo em seguida.

O título de eleitor online também permite consultar e quitar débitos (Captura de tela: Ariane Velasco)

Por fim, você também pode checar a sua situação no TSE clicando em “Situação eleitoral” e inserindo o número de seu título ou o seu CPF.

A consulta de sua situação eleitoral pode ser realizada a qualquer momento (Captura de tela: Ariane Velasco)

Para levar as suas informações eleitorais sempre com você e seu celular, vale baixar o e-Título, aplicativo gratuito para Android e iOS. Uma vez que o download tenha sido concluído, basta inserir informações de praxe - como nome, número do documento, data de nascimento e nome dos pais. Depois, é só tocar em “Acessar”.

A página inicial do app mostra seu nome, biometria coletada e todos os demais dados necessários para acessar a zona de votação durante o período eleitoral. Simples, não é mesmo?

e-Título: aplicativo é intuitivo e facilita o uso de informações eleitorais (Captura de tela: Ariane Velasco)

E você, sabia que era possível acessar todas essas informações digitalmente - inclusive em caso de perda do título original? Conte pra gente nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.