Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tarifa Branca | Como pagar menos na conta de luz a partir de 1º de janeiro

Por| 27 de Dezembro de 2019 às 21h00

Link copiado!

Tarifa Branca | Como pagar menos na conta de luz a partir de 1º de janeiro
Tarifa Branca | Como pagar menos na conta de luz a partir de 1º de janeiro

Quem consome energia fora do horário de pico - ou quer reduzir as contas de casa priorizando esses horários - vai ganhar uma nova opção para economizar na conta de luz a partir do dia 1º de janeiro de 2020. É a data em que entrará em vigor a nova Tarifa Branca, ou melhor, quando o programa passará a valer para todos os consumidores de energia da baixa tensão do país, incluindo residências, comércios e pequenas indústrias.

Mas, afinal, o que é Tarifa Branca?

Norma aprovada em 2016 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Tarifa Branca é uma modalidade de cobrança que faz com que o preço cobrado pelo uso da energia seja variável de acordo com o dia da semana e horário de consumo. Quem gasta energia fora dos horários de pico pagará menos, caso opte pela modalidade.

O modelo existe desde 2018, só que, inicialmente, estava disponível apenas para quem consumia mais de 500KW/h. Em janeiro de 2019, passaram a ser contemplados usuários que tinham um consumo médio anual superior a 250 Kwh por mês. Para se ter uma ideia da taxa de adesão, de janeiro até outubro deste ano, mais de 32 mil consumidores mudaram suas contas, sendo que, desse total, 25 mil foram residências.

Continua após a publicidade

Como funciona a Tarifa Branca?

No primeiro dia de 2020, chega para todos os consumidores do país a opção da Tarifa Branca, sem a necessidade um consumo mínimo de energia por mês; ou seja, bastará solicitar para sua distribuidora de energia local. Ao contrário da tarifa cobrada convencionalmente, a Branca permite uma redução no valor da conta para quem transferir o consumo para os horários de menor uso de energia elétrica. Em outras palavras, é uma boa economia para quem conseguir evitar os horários de pico, deixando para tomar banho no chuveiro elétrico só depois das 21h, por exemplo.

Vale lembrar que as janelas específicas de pico foram definidas pela Aneel em parceria com operadoras locais, variando de região para região. De maneira geral, os horários intermediários vão das 17h às 18h e das 21h às 22h, enquanto o custo da energia fica ainda mais caro no momento de ponta, que costuma ser das 18h às 21h. Para consultar os horários de pico de sua região, clique aqui.

Continua após a publicidade

Essas variações acontecem de acordo com o perfil de cada território. Além disso, feriados nacionais e finais de semana contam com tarifas mais baixas o dia inteiro.

A Tarifa Branca vale a pena?

A Aneel alerta que a tarifa branca só vale a pena caso os moradores ou a empresa consigam transferir a maior parte de consumo energético para fora dos horários de pico. Caso contrário, o valor do serviço pode, inclusive, aumentar, como explicou o superintendente de gestão tarifária da Aneel, Davi Antunes. Por isso, é importante que o cliente conheça o seu perfil de consumo. Aqui, vale a dica de, até durante um mês, acompanhar seus padrões de consumo antes de solicitar a alteração.

Caso queira se adaptar ao consumo planejado de energia, a escolha deve ser formalizada na distribuidora local para que seja instalado um medidor de energia especial para a modalidade. Essa solicitação deve ser feita por telefone.

Continua após a publicidade

Uma vez alterado da tarifa convencional para a Branca, o consumidor poderá reverter a solicitação a qualquer momento caso não tenha percebido uma redução no valor das faturas. No entanto, as distribuidoras terão até 30 dias para atender a solicitação. No futuro, caso busque retornar à modalidade, o usuário deverá aguardar mais 180 dias a partir da desativação.

A Aneel alerta que a Tarifa Branca não é oferecida para os consumidores classificados como de baixa renda e outros beneficiários de descontos já previstos em lei.

Fonte: Radioagência Nacional