Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

São Paulo quer criar um cadastro prévio para diminuir roubos de celulares

Por| 26 de Março de 2018 às 16h48

Link copiado!

Cidades na Net
Cidades na Net

A Secretaria de Segurança de São Paulo revelou, na última sexta-feira (23), um plano audacioso para reduzir o índice de smartphones roubados no estado. De acordo com o secretário Mágino Alves Barbosa Filho, a ideia do governo paulista é criar um site no qual o cidadão poderá cadastrar seu celular informando seus dados pessoais e rapidamente alertar as autoridades caso aquele dispositivo seja furtado.

A ideia surgiu de um programa similar que já está em funcionamento no Pará, batizado de Alerta Celular. Nele, o indivíduo registra o código IMEI de seu novo telefone, associando-o ao seu CPF. Caso o gadget seja roubado e a polícia conseguir reavê-lo, poderá consultar essa base de dados para devolver o produto ao seu dono original. Obviamente, a eficácia desse tipo de projeto depende da adesão dos próprios usuários.

“Tivemos um encontro de secretários em que isso foi mostrado. É bem simples de ser feito e tem um resultado realmente positivo”, afirma Mágino. Atualmente, técnicos do governo paulista estão em contato com a equipe responsável pelo programa do Pará, a fim de entender melhor os requisitos técnicos do site e aprender as melhores práticas de implantação. Ainda não existe uma data certa para que o serviço seja inaugurado.

Fonte: UOL